Leitura do entorno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura do entorno
LUGAR – porção do espaço que ocupamos – palco da nossa existência real, onde ocorre o nosso cotidiano, nossas experiências de vida – nossa tendência é de criar uma identidade como lugar – relação de afetividade – quando mudamos de lugar (país, cidade, bairro, rua, casa, cômodo) temos de nos adaptar às novas condições materiais, de vínculos, de significados, de referênciasPAISAGEM - Tudo o que vemos, tudo o que nossa percepção alcança. Dependendo da relação que se estabelece com a natureza, surgem sociedades diferentes, caracterizadas pela forma de produzir, pelo quê,quanto e como produzem – resultam espaços diferenciados que se traduzem em paisagens diferentes. Quando olhamos para um LUGAR estamos vendo a sua paisagem.
“Há uma relação entre os instrumentos detrabalho (objetos dos mais diversos tamanhos, que o homem cria para poder produzir) e a paisagem. (...) Em eras bastante remotas, os instrumentos de trabalho eram um prolongamento do homem, mas, à medidaque o tempo passa, vão transformando-se em prolongamentos da terra, próteses ou acréscimos à própria natureza, duráveis ou não. Os instrumentos de trabalho imóveis tendem a predominar sobre os móveise a serem a condição de uso destes. Estradas, edifícios, pontes, portos, depósitos, etc, são acréscimos à natureza sem os quais a produção é impossível. A cidade é o melhor exemplo destas adições aonatural.” (SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado.1988).
“Paisagem é sempre uma herança: quanto aos processos fisiográficos e biológicos que a produziram, quanto ao patrimônio coletivo dospovos que historicamente a herdaram como território de atuação de suas comunidades. (...) Mais do que simples espaços territoriais, os povos herdaram paisagens e ecologias, pelas quais certamente sãoresponsáveis, ou deveriam ser responsáveis.” (AB’ SABER, Aziz, Os Domínios de Natureza do Brasil. Potencialidades Paisagísticas. 2005).


Observação da paisagem ou da expressão fisionômica
•...
tracking img