Leitura como estilo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Nossa Sociedade hoje vem de uma transformação cultural muito grande, isso devido ao crescimento desacelerado do sistema capitalista que se agrava na Questão Social, temos desigualdade de classes que distancia os direitos sociais dos que realmente necessitam isso se da no âmbito da falta de conhecimento.
Hoje quando se fala na Questão Social, já pensamos em solucionar o problema deimediato, mas isso acaba por ser um trabalho paliativo, gerando até certo comodismo entre os usuários.
Porém o projeto tem como finalidade de apresentar ideários de uma transformação na Questão Social que é a leitura nas séries iniciais, pois com isso teremos futuramente um grande ganho de valores culturais, pois outra forma de querermos resolver os problemas sociais, não vai passar de trabalho aforma “reprodução” e repetitiva, e teremos cada vez mais esta desigualdade de status, pois como diz Rafael Viera Teixeira “os programas sociais que temos hoje é tudo uma bancada ideológica do Banco Mundial com o Estado”, pois então vai ser uma forma de manter a classe sempre no mesmo nível social, ou seja, manter o proletariado trabalhando para dar sustentabilidade à economia. Portando o que temoshoje é uma sociedade desinformada que não sabe como funciona a sociedade e o sistema em que vivem.

OBJETIVO GERAL
• Promover o interesse da leitura de alunos cursando de 1ª a 5ª ano buscando uma intelectualidade de forma a prepará-los para o futuro estudantil alem de torná-los críticos para a sociedade.

OBJETIVO ESPECIFICOS
• Propiciar aulas dialéticas entre professores e alunos;
•Propor através de leitura, dinâmicas e gincanas;
• Conscientizar através de palestra para familiares dos alunos;
• Conscientização de alunos nas salas de aula;
• Palestras e seminários direcionados a importância da leitura para o conhecimento;
Devido o próprio sistema em que vivemos (Capital e Mais Valia), pressões dos Aparelhos Ideológicos de Estado, temos uma grande dificuldade de interessepela leitura isso se da na maioria das vezes nas famílias onde não se tem a presença do pai e da mãe como exemplo e claro, como referência.
A grande preocupação com a sobrevivência é a busca de status dentro da sociedade que acaba fazendo com que o intelectual que é desenvolvido através da leitura fique de lado, ou seja, a conquista maior é o capital e não a leitura (conhecimento), mas devemossaber que para estar inserido no sistema e não ser excluído da sociedade tem que ter esta abrangência de conhecimento.

Como cidadãos desfrutamos de uma série de direitos que, certamente, variam de uma sociedade para outra. Temos direitos fundamentais como pessoas: o direito de ser tratado como um ser humano, com tudo o que isto implica; direitos civis: liberdade de expressão, de reunião edireito à proteção jurídica; direitos políticos: direitos a voto; temos igualmente direitos sociais, considerados geralmente como o direito a uma vida digna. Somos, por outro lado, membros de uma comunidade e cidadãos de um Estado-Nação (IBICT, (1999).


Hoje temos vários contextos de violência dentro da sociedade, além dos que já entraram para a história que realmente marcaram como exemplo os 12alunos vitimas de assassinato no Rio de Janeiro (Realengo); o autor com idade de 23 anos ainda jovem considerado pela mídia um psicopata. Mas será que este atirador como julga a mídia não foi apenas mais uma vitima do sistema? Será que este mal não é fortalecido pela Sociedade, pela falta de cultura?

Os resultados evidenciam: Planejamento da leitura para estabelecimento e implementação dequalquer ação; educação voltada para a transformação com respeito ao universo cultural dos indivíduos. A leitura, portanto, promove o resgate da cidadania, devolve a auto-estima ao promover a integração social, desenvolve um olhar crítico e possibilita formar uma sociedade consciente. (Souza, Leila).


Baseado nestes questionamentos e entendimentos da Questão Social podemos referenciar a leitura,...
tracking img