Leitua e produção de texto em língua portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LETRAS

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA V

Itajubá

MÍRIAM MARTINS RIBEIRO SIMÕES

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM LÍNGUA PORTUGUESA VTrabalho apresentado ao Curso (Letras) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Leitura e produção de texto em língua portuguesa V.

Prof. Eliza Adriana Sheuer Nantes.Itajubá
05/05/2010

A leitura consiste em um ato abrangente e complexo; é um processo de compreesão, o qual envolve uma característica essencial e singular do homem: suacapacidade de interação com o outro pela mediação da palavra. Quando lemos um texto, a primeira coisa que fazemos é reconhecer as palavras e seus significados. Depois disso, deve-se compreender ocontexto que o envolve.
Hoje em dia, nos deparamos com uma difícil questão envolvendo a leitura nas escolas, pois os alunos tem mostrado um certo desinteresse quando se trata deste assunto. Aoobervar os quadrinhos referentes à isto, pude perceber que para o professor conseguir atingir seu objetivo com a leitura, é necessário que haja incentivo, dinamismo e abertura aos alunos,oferecendo-lhes textos de seu interesse, sem que haja uma atividade opressiva, procurando intercalar entre os textos de que eles precisam ler, e textos com a finalidade de estimular o hábito da leitura. O quetambém podemos acrescentar com relação à isso, é que a leitura deve sempre ser situada num contexto, fazendo com que o leitor passivo, se torne um leitor ativo, “aproveitando” seu conhecimento demundo .
Pode-se dizer então que, o saber acumulado pelo leitor a respeito de diversos assuntos somente tem a acrescentar em seu conhecimento, o que com certeza facilitará a vidade um professor quando, deixar dos “formalismos” existentes em um ambiente escolar e preocupar-se não somente no conhecimento da leitura dentro de uma sala de aula, mas sim no que o aluno pode levar...