Leite materno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A forma de ação do leite materno

Durante muito tempo os médicos ficaram sabendo que as crianças amamentadas tinham menos riscos de infecções. E alguns chegavam adizer que a criança que se amantava do leite materno vivia bem, pois o leite do peito está totalmente livre de bactérias. A criança que recebe a fórmula esterilizada,ou seja, que coloca na mamadeira, se torna facilmente contaminado por bactérias tendo mais riscos de meningite, infecção intestinal, de ouvido e etc.
Foi comprovadoque o leite materno ajuda a evitar doenças nos recém- nascidos, e é por isso que “tanto o UNICEF quanto a Organização Mundial de Saúde recomendam a amamentação por“dois anos de idade ou mais”.” Essa ajuda para o bebê é melhor nos primeiros meses de vida, por que ele não consegue produzir uma defesa para os organismos estranhos.Quando o bebê ainda está na barriga da mãe ela passa anticorpos para ele através da placenta, e essas proteínas circulam no sangue do bebê durante meses após onascimento. Isso não quer dizer que crianças que são alimentadas por leite industrializado não tenha anticorpos, porém a criança que é amamentada pelo leite materno tem muitomais.
“Certas células imunológicas do leite humano são fagócitos que atacam os micro-organismos diretamente. Outro grupo produz substâncias químicas que fortalecem aresposta imunológica da própria criança.”
Benefícios do leite materno:
Crescimento e desenvolvimento adequado;
Maior estabilidade emocional, e de comportamento;Sistema imunológico: Permite a comunicação imunológica entre mãe e filho por meio de hormônios.
Diminui a incidência de diarreia, infecção no trato urinário, etc.
tracking img