Leite materno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Anatomia da mama
Os componentes anatômicos mamários compreendem tanto suas estruturas macroscópicas quanto microscópicas. 

Macroscopicamente, o parênquima mamário é um tecido humano especializado localizado no tórax. As mamas adultas são órgãos pares, estando situadas entre a segunda e a sexta costelas no eixo vertical e entre a borda do esterno e a linha axilar média no eixo horizontal,sobre o músculo Grande Peitoral (*1), relacionando-se com os músculos peitoral maior e menor, serrátil anterior e com o espaço retromamário.
As mamas abrangem três estruturas principais: a pele, o tecido subcutâneo e o tecido mamário propriamente dito, o qual é composto de elementos epiteliais e o estroma. Os componentes epiteliais são as ramificações ductais que conectam as unidades estruturaise funcionais da mama (os lóbulos) ao mamilo.
 
Microscopicamente podem ser identificados os lóbulos, o sistema ductal, o estroma, os ligamentos de Cooper e a membrana basal do sistema ductal.

Cada mama possui de 15 a 20 lobos mamários independentes, separados por tecido fibrosos. Estes lobos são as unidades de funcionamento formadas por um conjunto de lóbulos que se ligam à papila por meiode um ducto lactífero. Os lóbulos são compostos por um conjunto de ácinos que são a porção terminal da ‘árvore’ mamária, onde estão as células secretoras produtoras de leite (*). Cada lobo tem a sua via de drenagem, que converge para a papila, por meio do sistema ductal (*2). O sistema ductal compõe-se de ductos lactíferos responsáveis por conduzir o leite até a papila, exteriorizando-o por meiodo orifício ductal. A papila mamária é uma protuberância composta de fibras musculares elásticas onde desembocam os ductos lactíferos. 
 
Por fim temos os ligamentos de Cooper, expansões fibrosas que se projetam na glândula mamária, subdividindo o parênquima em 15 a 20 lobos. Estes ligamentos conferem mobilidade e sustentação à mama, retraindo de forma característica quando há uma contraçãopatológica (câncer de mama) Com relação ao estroma, ele compreende a maioria do volume mamário no estado não lactante, e é composto por tecido adiposo e conectivo fibroso (*1). 
 
O desenvolvimento mamário é rigorosamente controlado pelo ovário, podendo ser definido por vários parâmetros, como por exemplo, a aparência externa, área total, volume, grau de ramificações, número de estruturas presentesna glândula mamária e grau de diferenciação das estruturas individuais, ou seja, lóbulos e alvéolos (RUSSO ET AL., 2000).

O desenvolvimento ductal normal requer a presença de estrógeno e progesterona, os dois hormônios esteróides ovarianos que atuam na glândula mamária por meio de seus receptores específicos. Com a aproximação da puberdade, a mama rudimentar começa a demonstrar um aumentotanto na atividade do epitélio glandular quanto no estroma circundante. Seu aumento de tamanho é devido ao crescimento e divisão dos pequenos feixes de ductos primários originados durante a vida intrauterina das invaginações do ectoderma superficial. 

Os ductos crescem e dividem-se por meio de combinações de ramificações dicotômicas, formando nos limites distais do epitélio estromal botõesterminais em forma de cubo. Cada botão terminal bifurca-se em dois dúctulos menores ou botões alveolares. O termo botão alveolar aplica-se a aquelas estruturas que se mostram morfologicamente mais desenvolvidas do que os botões terminais. Com mais ramificações, os botões alveolares tornam-se menores e mais numerosos e são então chamados de dúctulos. 
Quando uma média de 11 botões/ dúctulos alveolaresse agrupam em torno de um ducto terminal, eles formam o lóbulo tipo 1 (LOB 1) ou lóbulo virginal. Os ductos terminais e dúctulos são revestidos por uma camada dupla de epitélio estratificado, enquanto os botões terminais no feto humano são revestidos por um epitélio composto de quatro camadas de células. A formação dos lóbulos na mama feminina ocorre dentro de 1-2 anos após o início da primeira...
tracking img