Leite de rosas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| POS GRADUAÇÃO
ABRASCE
|

Disciplina: | Gestão de Marca |
|
Período: | Manhã/ Tarde | Turma: | |

Instruções para o trabalho final
O trabalho pode ser realizado individualmente, em duplas ou em trios.
O prazo para entrega vai até 01 de agosto. Os trabalhos receberão confirmação de recebimento – se você não recebeu a confirmação, envie novamente. Não serão aceitostrabalhos entregues com atraso.
O trabalho é livre em sua forma. A marca a ser analisada também é de livre escolha – a única marca que não pode ser usada é Havaianas, porque já foi intensamente explorada em sala de aula.
O livro Gestão Estratégica de Marcas (Kevin L. Keller) traz os conteúdos para consulta necessários para a construção do trabalho.

Objetivo do trabalho:
Analisar a(s) marca(s) deuma empresa, identificando as principais estratégias da organização, fazendo um conjunto de recomendações que visem aumentar a competitividade dessa(s) marca(s).
Conteúdo do trabalho:
1) Apresentação/ histórico da empresa e da marca

APRESENTAÇÃO:
O objetivo do trabalho é apresntar um case muito interessante e atípico por se tratar de uma marca nacional que venceu o tempo com pouquíssimasalterações no seu produto original e resiste até os tempos de hoje com o mesmo conceito e mesma marca.
A modernidade, a abertura das fronteiras e tantos fatores ambientais externos não abalaram a confiança e a fidelidade do consumidor para com essa marca ao longo do tempo.
A marca escolhida é o LEITE DE ROSAS, um fantástico case onde a tradição e a fidelidade do consumidor falaram mais alto.HISTÓRICO DA EMPRESA:
1929

Em 1929 o seringalista do Amazonas Francisco Olympio de Oliveira, vai para o Rio de janeiro e cria um produto com a ajuda de um farmacautico. Esse produto chamado Leite de Rosas teria como objetivo preserver a beleza feminine.
Produzido em casa de forma artesanal, o produto foi comerializado a partir de 1929.
Nos anos 30 o produto começou a ganhar Mercado graças aopotencial do primeiro funcionário contratado que era adepto das boas e pouco utilizadas práticas de marketing naquela época. O produdto foi ganhando popularidade através de propagandas coladas nos postes, divulgação nas radios, grande meio de comunicação na época, patrocinando artistas, eventos, veiculando em revistas, realizando promoções e ousadas estratégias de marketing para a época ajudaram acontruir a marca Leite de Rosas que na épora tornou-se sinonimo de glamour e sucesso.

Décadas de 40/50

No anos 40 e 50 com o sucesso consolidado, foi contruída uma fábrica na zona norte do Rio e continua a estratégia de atrelar a marca as musas, aos famosos como Carmiranda e patrocinando grandes eventos como o concurso de Miss Brasil

Décadas de 60/70

Nos anos 60 o produto fica maisacessivél a outros consumidores por causa das novas estratégias de Mercado adotadas pelo novo gestor Henrique Ribas, genro e sucessor de Francisco Olympio, inclusive nessa década muda de embalagem, passando da tradicional embalagem de vidro para plastico rosa que era mais economica e tambem ganhava mais visibilidade nas prateleiras do varejo. Perpetuando assim essa marca até os dias de hoje.
Essasmudanças ajudaram a consolidar o produto levar a marca Leite de Rosas a ser lider de Mercado.
Décadas de 80/90

NOS ANOS 80 E 90 a marca passa a conquistar novos mercados tornando-se lider no Norte, Nordeste e gande Rio como a marca que mais vendia no segment de desodorante. Nessa fase houve mudança de estratégia e a marca procurou ganhar Mercado nos segmentos mais populares, aumentando cada vezmais as suas vendas.
No fim dos anos 90 ganha premio de marketing pelo trabalho bem realizado de reposicionamento e rejuvenecer a imagm do produto
Anos 2000 foi marcado pela reestruturaçao administrativa, mesclando a gestão familiar com executivos do mercado para se tornar cada vez mais ágil e competitiva . Desativou a fábrica do Rio e focou esforços na fabrica de Sergipe para attender melhor...
tracking img