Leishmaniose Visceral Canina, Discursão e Aspectos Legais Sobre a Eutanazia

1386 palavras 6 páginas
A leishmaniose é uma doença (zoonose) causada por protozoários flagelados parasitas de células fagocitárias de mamíferos (principalmente células macrófagas) da família Trypanosomatidae, do gênero Leishmania. Cerca de trinta espécies de Leishmania são patogênicas aos vertebrados sendo as mais importantes: L. donovani, L. infantum infantum, L. infantum chagasi, L. major, L. tropica, L. aethiopica, L. mexicana, L. brasiliensis, L. amazonensis e L. peruviana.
Têm como vetores os insetos da ordem Diptera (do latim: di = duas, pteros = asas) que se divide por sua vez em três subordens: Archidiptera (Extintos), Brachycera (moscas) e Nematocera. Esta última engloba os Culicidae (mosquitos), Simuliidae (borrachudos) e Psycodidae (flebotomídeos, e moscas de banheiro). Os flebotomídeos são os vetores dos protozoários da Leishmaniose, sendo que cerca de duzentas espécies de flebotomíneos podem ser vetores; no Brasil são conhecidos como mosquito-palha ou birigui, em Portugal mosca da areia, e em inglês é chamado de sand flies. O gênero Lutzomia são os responsáveis pela transmissão nas Américas tendo a espécie Lutzomia longipalpis como a mais importante no Brasil, sendo que no resto do mundo o gênero Phlebotomus se encarrega desta transmissão.
Os flebotomíneos são imprescindíveis na transmissão das leishmanioses e seu papel se dá quando estes insetos se alimentam com sangue de mamíferos infectados (principalmente o cão e o homem, mas também os roedores e gatos no ambiente urbano, mas também chacais, raposas entre outros no meio rural) e transmitem o protozoário a um animal (homem ou não) sadio no momento da transmissão o mosquito-palha regurgita a Leishmania spp. Em sua forma promastigota, isto é, na forma extracelular flagelada e infecciosa, onde na corrente sanguínea é fagocitada pelos macrófagos, perdem o flagelo (tornando-se amastigota) na sua forma intracelular onde resistem aos ácidos e enzimas lisossomais. Após cerca de doze horas multiplicam-se por mitose sendo então

Relacionados