leishemaniose

1311 palavras 6 páginas
EEEEXXXXXFFF
1- Introdução:

Leishmaniose ou CALAZAR
Doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófago. No Brasil, o Calazar é uma doença endêmica, no entanto tem sido registrados surtos frequentes. Inicialmente, sua ocorrência estava limitada a áreas rurais e a pequenas localidades urbanas, mas hoje se encontra em franca expansão para grandes centros. Nos últimos dez anos a média anual de casos de Leishmaniose Visceral foi de 3.379 casos e a incidência de 1.9 casos por 100.000 habitantes, segundo dados do Ministério da Saúde. O programa de controle da doença no Brasil tem como principal objetivo a redução de números de casos e de óbitos por meio do diagnóstico e tratamentos precoces. A população infantil é a mais atingida pelo agravo, o que é explicado pelo estado de relativa imaturidade imunológica celular, agravado pela desnutrição, tão comum nas áreas endêmicas, além da maior exposição ao vetor no Peri domicílio. - leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. Tardiamente, podem surgir feridas nas mucosas do nariz, da boca e da garganta. Essa forma de leishmaniose é conhecida como "ferida brava". - Leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Esse tipo de leishmaniose acomete essencialmente crianças de até dez anos; após esta idade se torna menos frequente. É uma doença de evolução longa, podendo durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano.

1.2- Transmissão
A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos.
Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas

Relacionados

  • Profuncionário iii
    2818 palavras | 12 páginas
  • ATLAAAAAAAS
    4874 palavras | 20 páginas
  • TRABALHODESAUDE1 BPROTOZOARIOS
    2934 palavras | 12 páginas