Leis newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. Essas leis foramexpressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos.
Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de três volumes intitulado Principio Matemática. As leis explicavam várioscomportamentos relativos ao movimento de objetos físicos.
Primeira Lei de Newton – Principio daInércia

Conhecida como princípio da inércia a Primeira lei de Newton afirma que a forçaresultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nulo, logo a velocidade do objeto é constante.
Por outras palavras, isto quer dizer que, se qualquer coisa está em repouso, terátendência a continuar em repouso, até que alguma força actue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, terá também tendência a continuar o seu movimento, até que uma força actue sobre si.Quando maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme. Portanto, a massa é a constante característicado corpo que mede a sua inércia.
O princípio da inércia explica porque é que as pessoas se ferem em acidentes automobilísticos. Enquanto os carros diminuem a sua velocidade de forma brusca,devido à colisão, a tendência das pessoas é manterem-se em movimento. Daí resulta que os corpos são projetados contra o pára-brisas ou outras partes do carro. O uso do cinto de segurança tenta minimizareste efeito, fixando as pessoas ao veículo. Este princípio explica também porque é que somos projetados para trás, quando o automóvel arranca rapidamente.

Segunda Lei de Newton – Principio daDinâmica

Quando diversas forças atuam em um corpo e elas não se anulam, é porque existe uma força resultante. E como se comporta um corpo que está sob a ação de uma força resultante? A...
tracking img