Leis de newton queda livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Movimento retilíneo é aquele movimento em que o corpo ou ponto material se desloca apenas em trajetórias retas. Para tanto, ou a velocidade se mantém constante ou a variação da velocidade dá-se somente em módulo, nunca em direção. A aceleração, se variar, também variará apenas em módulo e nunca em direção, e deverá orientar-se

Tipos de movimento retilíneo
Os movimentos retilíneos maiscomumente estudados são o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniformemente variado.

Movimento retilíneo uniforme (MRU)
No movimento retilíneo uniforme (MRU), o vetor velocidade é constante no decorrer do tempo (não varia em módulo, sentido ou direção), e portanto a aceleração é nula. O corpo ou ponto material se desloca distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, vale lembrarque, uma vez que não se tem aceleração, sobre qualquer corpo ou ponto material em MRU a resultante das forças aplicadas é nula (primeira lei de Newton - Lei da Inércia). Uma das características dele é que sua velocidade em qualquer instante é igual à velocidade média.

Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV)
Já o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), é aquele em que o corposofre aceleração constante, mudando de velocidade num dado incremento ou decremento conhecido. Para que o movimento ainda seja retilíneo, a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade. Caso a aceleração tenha o mesmo sentido da velocidade, o movimento pode ser chamado de Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado. Caso a aceleração tenha sentido contrário da velocidade, o movimento podeser chamado de Movimento Retilíneo Uniformemente Retardado.
A queda livre dos corpos, em regiões próxima à Terra, é um movimento retilíneo uniformemente variado. Uma vez que nas proximidades da Terra o campo gravitacional pode ser considerado uniforme. O movimento retilíneo pode ainda variar sem uma ordem muito clara, quando a aceleração não for constante.
É importante salientar que no MCU(movimento circular uniforme) a força resultante não é nula. A força centrípeta dá a aceleração necessária para que o móvel mude sua direção sem mudar o módulo de sua velocidade. Porém, o vetor velocidade está constantemente mudando.
-------------------------------------------------
]Equações dos movimentos retilíneos
Em qualquer movimento retilíneo a velocidade média é:

E a aceleração média é:Para as equações, usa-se geralmente os símbolos , e  para o tempo, a posição e a velocidade iniciais respectivamente. O símbolo  representa a aceleração,  a variável tempo,  e  representam a posição e a velocidade em um determinado instante.
[editar]Equações do MRU
Como v é constante no MRU a velocidade a qualquer instante é igual à velocidade média:

Ou seja:

Como  podemos transformar aequação acima em uma função da posição em relação ao tempo:

Note que a equação acima assume que , se o valor inicial do tempo não for zero basta trocar  por . Essa é uma função linear, portanto o gráfico posição versus tempo seria uma reta, e a tangente do ângulo de inclinação dessa em relação ao eixo do tempo é o valor da velocidade.
[editar]Equações do MRUV
No caso do MRUV a aceleração éconstante, portanto:

Assim:

De forma similar ao que foi feito com o MRU, como  podemos escrever a função da velocidade em relação ao tempo:

Essa é uma função linear, portanto sua representação num gráfico velocidade versus tempo é uma reta. A área entre essa reta e o eixo do tempo, em um intervalo temporal é o valor da distância percorrida nesse intervalo (a figura formada seráum triângulo ou um trapézio). O coeficiente angular dessa reta em relação ao eixo do tempo é o valor da aceleração. Para se encontrar a função da posição em relação ao tempo pode-se integrar a função acima, feito isso temos:

Essa nova função é quadrática representando uma parábola no gráfico espaço versus tempo. A velocidade no instante  é igual aocoeficiente angular da reta tangente à parábola no ponto...
tracking img