Leis de newton exercicios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com relação à terceira lei de Newton, a reação ao peso de Maria está localizada no: (A) chão (B) banquinho (C) centro da Terra (D) ombro de João 4. (PUC - MG) De acordo com a terceira lei de Newton, a toda força corresponde outra igual e oposta, chamada de reação. A razão por que essas forças não se cancelam é: (A) elas agem em objetos diferentes. (B) elas não estão sempre na mesma direção. (C)elas atuam por um longo período de tempo. (D) elas não estão sempre em sentidos opostos. 5. (PUC - PR) Um pedaço de ferro é colocado próximo de um ímã, conforme a figura a seguir:

FÍSICA PROF. REGINALDO 1. (Uflavras) Um livro de peso igual a 4 N está apoiado, em repouso, na palma de sua mão. Complete as sentenças abaixo. I. Uma força para baixo de 4 N é exercida sobre o livro pela _____________.II. Uma força para cima de _______________ é exercida sobre o(a) _______________ pela mão. III. A força para cima (item II) é reação à força para baixo (item I)? ___________ (A) Mão, 14 N, Terra, Sim. (B) Terra, 4 N, Livro, Sim. (C) Terra, 4 N, Terra, Não. (D) Terra, 8 N, Terra, Sim. (E) Terra, 4 N, Livro, Não. 2. (UERJ) Considere um carro de tração dianteira que acelera no sentido indicado nafigura em destaque. O motor é capaz de impor às rodas de tração um determinado sentido de rotação. Só há movimento quando há atrito estático, pois, na sua ausência, as rodas de tração patinam sobre o solo, como acontece em um terreno enlameado. O diagrama que representa corretamente as forças de atrito estático que o solo exerce sobre as rodas é:

Assinale a alternativa correta: (A) é o ferro queatrai o ímã. (B) a atração do ferro pelo ímã é igual à atração do ímã pelo ferro. (C) é o ímã que atrai o ferro. (D) a atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã. (E) a atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro. 6. (Fatec) Um objeto se movimenta por um plano horizontal que apresenta atrito, com uma velocidade constante de 36 km/h.Num determinado instante deixa de agir sobre esse objeto a força que o mantinha em movimento. É correto afirmar que esse objeto (A) continuará a se movimentar, diminuindo de velocidade até parar. (B) continuará a se movimentar indefinidamente com velocidade constante. (C) deixará de se movimentar no mesmo instante em que a força deixar de agir. (D) aumentará de velocidade por causa de sua inércia.(E) passará a se movimentar em sentido oposto ao sentido original de movimento. 7. (UNESP) Dois corpos, de peso 10N e 20N, estão suspensos por dois fios, P e Q, de massas desprezíveis, da maneira mostrada na figura.

. 3. (UERJ) É frequente observarmos, em espetáculos ao ar livre, pessoas sentarem nos ombros de outras para tentar ver melhor o palco. Suponha que Maria esteja sentada nos ombrosde João que, por sua vez, está em pé sobre um banquinho colocado no chão.

(D) 2 kg (E) 20 g 10. (UFV) Uma caminhonete sobe uma rampa inclinada com velocidade constante, levando um caixote em sua carroceria, conforme ilustrado na figura a seguir. Sabendo-se que P é o peso do caixote, N a força normal do piso da caminhonete sobre o caixote e f(a) a força de atrito entre a superfície inferior docaixote e o piso da caminhonete, o diagrama de corpo livre que melhor representa as forças que atuam sobre o caixote é:

A intensidade (módulos) das forças que tencionam os fios P e Q é respectivamente, de: a) 10 N e 20 N b) 10 N e 30 N c) 30 N e 10 N. d) 30 N e 20 N. e) 30 N e 30 N. 8. (Unirio) Uma força F vetorial de módulo igual a 16N, paralela ao plano, está sendo aplicada em um sistemaconstituído por dois blocos, A e B, ligados por um fio inextensível de massa desprezível, como representado na figura a seguir. A massa do bloco A é igual a 3kg, a massa do bloco B é igual a 5kg, e não há atrito entre os blocos e a superfície. Calculando-se a tensão no fio, obteremos:

. 11. (UFSC) Um homem empurra uma mesa com uma força horizontal ù da esquerda para a direita, movimentando-a neste...
tracking img