Leis de newton -equilibrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Nove de Julho Diretoria de Exatas
Engenharia: ( ) Civil (X) Produção Mecânica ( ) Elétrica Laboratório de Física Geral e Experimental - _____ Data de realização do Experimento: 24/02/2011 Grupo de Pesquisa: RA 1 2 3 4 5 6 7 8 ( )1 ( )2 ( )3 ( )4 ( )5 Assinatura ( )6

Nome Completo

Roteiro: 01 - Experimento: Leis de Newton – Equilíbrio do Ponto Turma: 2A Unidade:
( ) VM (X )MMAL ( ) VG ( ) SA
Requisitos Obrigatórios 1 Capa Padrão: preenchimento completo e legível. 2 Itens: organização e encadeamento lógico do trabalho. 3 Resumo: correspondência do resumo com o conteúdo do trabalho. 4 5 6 7 8 Introdução Teórica ao Tema: leis físicas do experimento abordadas e relacionadas com o experimento e clareza dos objetivos. Procedimento experimental: descrição do procedimentoutilizado incluindo relação do material utilizado, esquemas e figuras quando necessário. Dados das medições: apresentação de todas as grandezas medidas e adotadas no experimento, com as respectivas unidades. Análise dos dados e resultados: fórmulas e cálculos corretos, resultados apresentados com o uso adequado dos algarismos significativos e unidades de medidas. Conclusões: discussão da validade ounão dos resultados encontrados, considerando-se, por exemplo, a precisão dos equipamentos e valores de referências teóricas.

9 Bibliografia: é apresentada bibliografia pertinente.

Avaliação do Relatório:

1. Resumo
Neste experimento, de acordo com a primeira lei de Newton, sabemos que um corpo está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme se a resultante das forças que atuamsobre ele é nula. Nesse caso dizemos que o corpo está em equilíbrio, que por sua vez pode ser estático, quando o corpo está em repouso ; ou dinâmico, quando o corpo está em movimento . É importante dizer que deve ser feita a soma vetorial de cada uma das forças, e transformar essa equação vetorial em equação escalar. Se as forças atuantes no ponto material forem coplanares, transforma-se a equaçãovetorial da soma das forças em duas equações escalares, projetando-se as forças sobre os eixos cartesianos ortogonais X e Y. Com os materiais apresentados neste relatório, pudemos aplicar através de roteiro disponibilizado, o equilíbrio de forças coplanares e a regra do paralelograma: Equilíbrio de forças coplanares sobre um ponto material: Diz-se que um ponto material está em equilíbrio quando aresultante das forças que atuam sobre ele é nula. Este equilíbrio pode ser estático ou cinemático. Será estático quando a velocidade do ponto for nula, e será cinemático quando a velocidade do ponto for diferente da nula e constante. Em nosso curso será comum nos referimos ao equilíbrio estático, apenas pelo uso do termo equilíbrio. Os casos que se tratarem do equilíbrio cinemático serão explicitadosoportunamente. O conceito de equilíbrio de forças em um ponto material geralmente é utilizado para determinar uma força incógnita, tal como uma reação de apoio ou uma força necessária para equilibrar esse ou aquele sistema de forças.

2. Objetivo
a. Verificar experimentalmente o equilíbrio de um ponto; b. Determinar a força equilibrante de um sistema de forças concorrentes comparando osdiferentes métodos analíticos. c. Conhecer os aparelhos de medições utilizados para determinar a Força de um corpo. d. Aplicar na prática as teorias físicas aprendidas nessa semana.

3. Introdução teórica
As três Leis de Newton permitem prever o comportamento dos corpos em função da massa e da força exercida sobre eles.Elas são muito importantes e compõem o pilar da mecânica clássica.

PrimeiraLei de Newton ou Princípio da Inércia
Sintetizando a idéia de inércia de Galileu, Newton enunciou sua primeira lei nestas palavras: “Todo corpo continua no estado de repouso ou de movimento retilímeo, a menos que seja obrigado a mudá-lo por forças a ele aplicadas. (Tradução do Principia)” Notamos, no enunciado acima, a clara intensão de se definir força como o agente que altera a velocidade do...
tracking img