Leis de mendel

Páginas: 25 (6232 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
TRABALHO
DE
FÍSICA



Introdução á Termometria e Termodinâmica
A termodinâmica é o ramo da física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume - e de outras grandezas termodinâmicas fundamentais em casos menos gerais - em sistemas físicos em escala macroscópica. Grosso modo, calor significa "energia" em trânsito, e dinâmica se relaciona com "movimento".Por isso, em essência, a termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. Historicamente, a termodinâmica se desenvolveu pela necessidade de aumentar-se a eficiência das primeiras máquinas a vapor, sendo em essência uma ciência experimental, que diz respeito apenas a propriedades macroscópicas ou de grande escala da matéria e energia.
A termometria é uma parte datermologia que estuda a temperatura e suas formas pelas quais a mesma pode ser medida.
A primeira noção que se tem de temperatura é a sensação de frio ou de quente, verificada ao se tocar um corpo. Ao tocarmos diversos objetos, na maioria das vezes, conseguimos colocá-los em ordem crescente de temperatura, dizendo qual está à temperatura maior e à temperatura menor. O sentido do tato nos proporciona amais simples noção de temperatura de um corpo. Porém, nossos sentidos se enganam com muita frequência, não podendo ser utilizados como medida precisa para a temperatura, pois eles são diferentes de uma pessoa para outra e dependem do estado em que ela se encontrava anteriormente. Por exemplo, se mergulharmos a mão direita em água quente e a esquerda em água fria, e em seguida mergulharmos as duasem água a uma temperatura intermediária, esta água nos parece mais fria na mão direita e mais quente na mão esquerda.
Embora o tato nos dê uma primeira noção do estado térmico, ou da temperatura de um corpo, a experiência anterior deixa claro que ele não é muito útil para propósitos científicos.

Termometria
Antes de entrarmos na termometria propriamente dita, iremos definir os estados deagregação molecular de uma substância.
Uma substância pode se apresentar em três estados físicos  definidos (sólido, líquido, gás). Na realidade existem autores que consideram a existência de mais 3 ou 4 estados físicos  que são pouco estudados no meio acadêmico . São eles; Plasma, Condensado de Bose-Einstein e o Gás Fermiônico. Sabendo disso iremos definir os três principais estados físicos de umasubstância apontando suas principais “características”.
Estado sólido:  Uma substância que se encontra no estado sólido possui forma definida, independendo do recipiente em que ela é colocada; Ex: Um gelo estando em um copo ou em uma jarra manterá sua forma, ao mesmo tempo também possui volume invariável. Entre suas moléculas agem intensas forças coesivas justificando sua estrutura molecular, ondeas mesmas se encontram mais próximas uma das outras.
Estado líquido:  Nesse estado a substância assume uma forma de  acordo com o recipiente em que é colocada. Assim como o sólido o estado líquido possui volume invariável. Suas moléculas estão mais “livres” em relação ao estado sólido.
Estado Gasoso:  No estado gasoso suas moléculas se encontram totalmente separadas uma das outras. Sua forma evolume são definidos unicamente em relação ao recipiente que a contém.
Vide figura abaixo:

Agora passemos a falar especialmente da termometria. O primeiro conceito importante que devemos destacar é o conceito de  temperatura.
A temperatura é uma grandeza física escalar que está associada ao grau de agitação molecular de um sistema. O grau de agitação térmica molecular não pode ser medidadiretamente, por isso a medida da temperatura é feita indiretamente medindo-se grandezas físicas que variam com ela, por exemplo, pressão, volume, etc. Vale ressaltar que a sensação térmica é uma forma de medição imprecisa da temperatura.
Quando falamos em estado físico acima percebemos que a temperatura  do estado sólido, líquido e gasoso estão relacionados da seguinte forma.
T sólido <...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leis de mendel
  • Lei de Mendel
  • As Leis de Mendel
  • Leis de mendel
  • Leis de Mendel
  • leis de mendel
  • Leis de mendel
  • Leis De Mendel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!