Leis de mendel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeira Lei de Mendel:
Cada caráter é definido por um par de fatores que se separam quando um gameta é formado, indo um fator para cada gameta, sendo então um caráterpuro.
Os genes que determinam variedades diferentes do mesmo caráter são denominados alelos. Cada gene ocupa um local específico (lócus genético) no cromossomo. nascélulas diplóides, os cromossomos ocorrem aos pares. Os dois cromossomos de um mesmo par são iguais e denominados homólogos.
Os genes alelos expressam o genótipo de umindivíduo, ou seja, sua constituição genética para uma determinada característica. O genótipo, influenciado pelas interferências do meio ambiente, expressa-se no fenótipo, querepresenta o somatório de todas as características observáveis em um indivíduo

Segunda lei de Mendel:
A segunda lei de Mendel ou também enunciada por diibridismo,refere-se à segregação independente dos fatores, isto é, a separação de dois ou mais pares de genes alelos localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos, paraformação dos gametas.
O princípio para essa segregação tem suporte na anáfase I da divisão meiótica, instante em que ocorre o afastamento dos cromossomos homólogos(duplicados), paralelamente dispostos ao longo do fuso meiótico celular.
Dessa forma, a proposição da segunda lei de Mendel, tem como fundamento a análise dos resultadosdecorrentes às possibilidades que envolvem não mais o estudo de uma característica isolada (Primeira Lei de Mendel), mas o comportamento fenotípico envolvendo duas ou maiscaracterísticas, em conseqüência da probabilidade (combinação) de agrupamentos distintos quanto à separação dos fatores (genes alelos / genótipo) na formação dos gametas.
tracking img