Leis de mendel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Leis de Mendel
Primeira e segunda lei

20/03/2012
Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis
Tatiana Machado , Julia Rangel , Larissa Pierrot , Karise Souza

Introdução:

Na segunda Lei deMendel ele usou as plantas para fazer seus experimentos ,  que objetivava esclarecer a relação de diferentes pares de alelos. Suas experiências foram de muita importância para a biologia .

SegundaLei de Mendel

A segunda lei de Mendel, denominada de di-hibridismo, analisa a formação dos gametas e a manifestação da segregação independente dos fatores, ou seja, a separação de dois ou maisgenes alelos localizados em diferentes pares de cromossomos homólogos.

Essa segregação fundamenta-se essencialmente durante a anáfase I da divisão meiótica, resultante não mais do estudo decaracterísticas isoladas, conforme a primeira lei enunciada por Mendel, mas da consideração do comportamento fenotípico envolvendo duas ou mais características.

A combinação (probabilidade) das distintasconfigurações possíveis, quanto à separação dos fatores, permite a formação de variados gametas, o que ocasiona maior variabilidade genética.

Segue abaixo um exemplo prático da Segunda lei de Mendel:Do cruzamento de ervilhas com características puras, em homozigose dominante e recessiva respectivamente para a cor da semente (amarela e verde) e para a textura da semente (lisa e rugosa), temos aseguinte representação para a geração parental e seus gametas:
R R V V (semente lisa e amarela) x r r v v (semente rugosa e verde)
Gameta → RV Gameta → rv
Desse cruzamento são originados exemplaresvegetais de ervilha 100% heterozigóticos RrVv, com característica lisa e amarela (geração F1 – primeira geração filial).

A partir do cruzamento entre organismos da geração F1, são formados quatrotipos diferentes de gametas e dezesseis formas possíveis de combinações entre estes, constituindo prováveis genótipos dos indivíduos que poderão surgir após a fecundação (geração F2).

Tipos de...
tracking img