Leila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Base Conceitual - MERCADO FINANCEIRO
MERCADO FINANCEIRO
O mercado financeiro é o mercado onde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para o financiamento de empresas e de novos projetos (investimentos). No mercado financeiro tradicional, o dinheiro depositado em bancos por poupadores é utilizado pelas instituições financeiras para financiar alguns setores da economia queprecisam de recursos. Por essa intermediação, os bancos cobram do tomador do empréstimo (no caso as empresas) uma taxa - spread -, a título de remuneração, para cobrir seus custos operacionais e o risco da operação. Quanto maior for o risco de o banco não receber de volta o dinheiro, maior será a spread.
MERCADO DE CAPITAIS
O mercado de capitais faz parte do mercado financeiro. Nele, osrecursos dos poupadores são destinados à promoção do desenvolvimento econômico de forma direta, isto é, de projetos e empresas. É no mercado de capitais que empresas que precisam de recursos conseguem financiamento, por meio da emissão de títulos, vendidos diretamente aos poupadores/investidores, sem intermediação bancária. Dessa forma, os investidores acabam emprestando o dinheiro de sua poupança aempresas, também sem a intermediação bancária.
O repasse dos recursos de poupadores/investidores às empresas pode ser feito de duas formas :
1. Dívida: Os investidores compram títulos emitidos pelas empresas que precisam de dinheiro. Esses títulos dão aos investidores o direito de receber a quantia emprestada, mais juros previamente determinados. Os títulos são chamados de títulos de dívida e essemercado é conhecido como mercado de renda fixa.
2. Ações: Também aqui os investidores compram títulos emitidos por empresas. Mas os títulos não garantem remuneração fixa aos investidores. A remuneração dos títulos são os dividendos - parte do lucro que uma empresa de capital aberto distribui entre seus acionistas. Os investidores tornam-se sócios da empresa. Esses títulos são chamados ações e omercado é conhecido como mercado de renda variável.
Entre o mercado de capitais e o mercado financeiro tradicional existem duas diferenças básicas, que tornam o primeiro mais eficiente do que o segundo:
• No mercado de capitais a captação de recursos por empresas é mais barata, pois não há necessidade do pagamento da spread aos bancos.
• Para o investidor é vantajoso, pois ele pode desfazer-se dotítulo a qualquer momento, o que não seria possível num empréstimo tradicional. Ou seja, se o investidor mudar de opinião quanto ao risco de investir em determinada empresa, pode vender os títulos no mercado. Essa liquidez (facilidade de compra e de venda) reduz o seu risco de perda. Assim, o mercado de capitais faz com que o repasse de recursos dos poupadores às empresas seja mais interessantepara ambas as partes .
O mercado de capitais é fundamental para o crescimento de um país, pois sem ele muitos projetos não conseguiriam sair do papel por falta de capital e financiamento. Muitas empresas perderiam sua competitividade e dificilmente conseguiriam desenvolver-se. Poucas sobreviveriam num ambiente sem a injeção de capital de investidores.
A colocação inicial dos títulos no mercado échamada de lançamento no mercado primário. Quando essa colocação é feita pela primeira vez, no caso de ações, por exemplo, diz-se que a empresa está sendo listada em bolsa (em inglês IPO- Initial Public Offering).
A negociação desses títulos após a oferta inicial é feita em mercados secundários específicos. No Brasil temos:
• As bolsas de valores para as ações
• A Cetip (Central de Custódia ede Liquidação Financeira de Títulos Privados) para os títulos de dívida das empresas.
• O Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) para títulos públicos,

O SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) foi criado em 1979 e é administrado pelo Banco Central do Brasil por meio do Comitê de Política Monetária (COPOM). Tem por finalidade administrar o Mercado de Papéis Públicos,...
tracking img