Leibniz, euler enewton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA
BAURU

FILOSOFIA,MATEMÁTICA,FÍSICA
E O PENSAMENTO CIENTÍFICO
LEIBNIZ,NEWTON E EULER

LUCAS BASSETTO MARTIN
ENGENHARIA – CICLO BÁSICO
2012

SUMÁRIO

1. Introdução
2. Biografias
3.1 Gottfried Wilhelm Leibniz
3.2 Isaac Newton
3.3 Leonhard Euler
3. Principais obras e teorias
3.1Leibniz
3.2 Newton
3.3 Euler
4.Análise da função – Método de Newton-Raphson
5. Os impactos produzidos por esses pensadores na sociedade de sua época e nos tempos atuais
6. Os efeitos desse trabalho para a formação acadêmica e a interdisciplinaridade
7. Bibliografia




1. INTRODUÇÃO
Matemática é um patrimônio da humanidade, é fruto de muitos conhecimentos, pesquisas, que foram aperfeiçoadas no decorrerda história.Como conhecimento científico e instrumento de modificação do mundo, a Matemática é uma das maiores criações da humanidade.
Houve grandes homens que motivaram e impulsionaram seu aperfeiçoamento e evolução. Esse trabalho traz um pouco da vida, das obras e influências de três grandes nomes da ciência: Newton, Leibniz e Euler, na época em que viveram e nos tempos atuais e osimpactos produzidos por suas obras e criações.Por vezes é referido que o Cálculo foi inventado por esses dois grandes gênios matemáticos século XVII, Newton e Leibniz. Mas, na verdade o Cálculo é o produto de um longo processo evolutivo que começou na Grécia Antiga e continuou no século XIX. Newton e Leibniz foram homens verdadeiramente notáveis e as suas contribuições foram de uma importânciadecisiva, tendo o trabalho destes, continuado após o seu desaparecimento. Problemas semelhantes estavam presentes nas mentes de muitos cientistas europeus do século XVII, onde cada um colaborou consideravelmente com engenhosos métodos de resolução de problemas.




2. Biografias
2.1 LEIBNIZ
Gottfried Wilhelm Leibniz nasceu em Leipzig, à 1º de julho de 1646,filho de umprofessor de filosofia moral.Desde muito cedo teve contato,na biblioteca paterna,com filósofos e escritores antigos como Platão ( 428 – 347 a.C ),Aristóteles ( 384 – 322 a.C) e Virgílio ( c. 70 -19 a.C ) e com a filosofia e a teologia escolásticas.Aos quinze anos começou a ler Bacon( 1561 – 1626 ),Hobbes ( 1588 – 1679 ),Galileu ( 1564 – 1642 ) e Descartes ( 1596 – 1650 ) passando a dedicar – seàs matemáticas. Graduou – se em bacharel em 1663 com a tese De Princípio
Desde essa época, Leibniz se preocupou – se em vincular a filosofia às matemáticas, escrevendo uma Dissertação Sobre a Arte Combinatória. Nesse trabalho procurou encontrar, para a filosofia,leis tão certas quanto matemáticas e esboçou as premissas do cálculo diferencial,que inventaria ao mesmo tempo que Newton. Poroutro lado, no estudo da lógica ideia de uma análise combinatória filosófica, aristotélicas, Leibniz encontrou os elementos que o levaram a vislumbrando a possibilidade de cria um alfabeto dos pensamentos humanos com o qual tudo poderia ser descoberto. Doutorou – se na Universidade de Altdorf,em Nuremberg, afiliou –se à sociedade Rosa Cruz.
O ingresso nessa Sociedade valeu-lhe umapensão e, ao que tudo indica, permitiu que ele se iniciasse na vida política.A partir de então, a vida de Leibniz, segundo o historiador Windelband, apresenta muitas semelhanças com a de Bacon: Leibniz sabia mover-se agilmente em meio às intrigas da corte a fim de realizar seus grandes planos, sendo dotado também daquela "ardente ambição que levara Bacon à ruína".
Em 1667, Leibnizdedicou ao príncipe-eleitor de Mogúncia um trabalho no qual mostrava a necessidade de uma filosofia e uma aritmética do direito e uma tabela de correspondência jurídica. Por causa desse trabalho, foi convidado para fazer a revisão do "corpus juris latini".
Em 1670, foi nomeado conselheiro da Alta Corte de Justiça de Mogúncia. Com esse título, Leibniz foi encarregado de uma missão em...
tracking img