Leia a apostila do curso de Selvino José Assmann, das págs. 85 a 115 e responda às três atividades de aprendizagem propostas na pág. 116.

614 palavras 3 páginas
AD 12

Leia a apostila do curso de Selvino José Assmann, das págs. 85 a 115 e responda às três atividades de aprendizagem propostas na pág. 116.

1-R.: A crise ética começa no momento em que se debate o que e como noticiar. Faz-se necessário definir o tipo de informação que pode e deve ser dada e como dar esta informação.
Os meio de comunicação devem refletir lisura em seu noticiários,mas, como fazê-lo se a maioria das noticias falam de crimes, roubos, corrupção e etc?
Como falar destes temas sem conotação de julgamento e como informação?
É ai que entra a “crise da ética”?
Responsabilizar as mídias pelas notícias veiculadas não é o certo, já que a mídia apresenta o que ocorre no dia não se tornarem meros agentes propagandísticos.
O choque entre a crie ética e a crise da ética se dá na sociedade, que tem hoje, uma mentalidade e modo de agir fora dos princípios éticos.
Cito um trecho de um pronunciamento da CNBB de 1993:
[...] Um ser humano não pode ser reduzido a um objeto de consumo e de exploração, pois pelo seu corpo que a pessoa interage na rede de relações sociais que forma a família humana, deve-se lutar para que as pessoas tenham sempre valores morais e religiosos em sua formação sexual. Devemos buscar novos padrões éticos em relação à vida e a família para evitar a desagregação familiar, os atentados contra a vida e a dignidade. A vida humana é fruto da criação de Deus, sendo assim sagrada, por isso ela deve ser respeitada e protegida, condenando-se a eutanásia e dando aos doentes todos os cuidados necessários para a preservação da vida. [...]

2-R.: Na vida prática, a moral que predomina, poderia se dizer que é a moderna. A existência de uma liberdade que vai do ir e vir, a liberdade de expressão e de comportamento.
A vida moderna dá a sociedade muitas formas de se relacionar e viver que vai além do convívio familiar.
Porém, no dia a dia, todas estas culturas entram em choque pois há uma mescla entre o medieval, o antigo e o moderno.
O

Relacionados