Lei rouanet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula Tema 03: Receita Pública
Atividade Colaborativa
Inspirado no modelo americano de renúncia do imposto de renda (taxada), ao invés de se pagar ao governo,paga-se a cultura diretamente.
Em outras palavras, uma aliança entre Cultura e Negócios.
Através da Lei Rouanet de 1991, se tanto a pessoa física quanto a pessoajurídica incentivar na viabilização de um projeto cultural aprovado pelo Ministério da Cultura, para esses incentivadores será oferecido à vantagem de abater doImposto de Renda parte, ou até mesmo a totalidade do valor que for investido e também a vantagem do Marketing Cultural como o nome ou a logo marca sendo vinculado aoprojeto cultural.
A Lei Rouanet é uma grande aliada das empresas. É uma ferramenta para ampliar a possibilidade de realização de projetos culturais. Mas como,segundo a Lei, só até 4% do Imposto de Renda pode ser destinada a projetos culturais, ela acaba criando limitações e sendo assim muito mais interessante e atrativaaos olhos das grandes empresas e corporações.
Em nenhum momento ela deve ser vista como uma solução para o problema cultural no Brasil, nem muito menos como umajustificativa para as empresas investirem em cultura. Ainda é preciso olhar também o lado mais remoto do Brasil onde tanto a população quanto os projetos culturaisestão isolados e esquecidos para que estes brasileiros também tenham direito a cultura.
As empresas devem ter um posicionamento claro de que investir em cultura éinvestir no Brasil, sendo este o principal estímulo para doações ou patrocínios de projetos culturais.
Aluno Frank Harrison Ribeiro dos Santos
RA: 4997011390
tracking img