Lei de unidade de conservação ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comentário sobre a lei nº 9.985/2000

(Lei de Unidade de Conservação Ambiental)

A referida lei, trata do conjunto de normas que regulamenta a criação, implantação e gestão das unidades deconservação.
O art. 3º da lei afirma que o SNUC é constituído pelo conjunto das unidades de conservação federais, estaduais e municipais.
O grave problema da degradação do meio ambiente não possuifronteiras, excede os limites dos territórios definidos politicamente e afeta de forma inequívoca toda a humanidade.
A preocupação com a questão ambiental pode ser considerada nova quando comparada àprópria existência do ser humano como elemento dominador do planeta. Na realidade, apenas nas últimas décadas o homem passou a reconhecer a verdadeira necessidade de conservação do ambiente em que vive.Com isso podemos dizer que conservação ambiental é o polo complementar de preservação ambiental. Enquanto esta desenvolve ações preventivas visando a não afetação degenerativa do meio ambiente (ouda natureza), aquela ocupa-se com ações corretivas e de manutenção da integridade, da feição e do bem-estar do mesmo meio ambiente.
De acordo com a lei n. 9.985/2000 - Sistema nacional de Unidades deconservação da Natureza. As unidades de conservação se dividem em dois grupos, que são: as unidades de proteção integral - estação ecológica, reserva biológica, parque nacional, monumento natural,refúgio de vida silvestre.
Estação Ecológica está prevista no art. 9º da Lei 9.985/2000, e tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. É de posse ou domíniopúblico (áreas particulares em seus limites serão desapropriadas, conforme a lei). A visitação pública é proibida, exceto quando com o objetivo educacional. Nas reservas só poderão ocorrer alteraçõesdos ecossistemas nos casos de: medidas que visem a restauração de ecossistemas modificados; manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica; coleta de componentes do ecossistema...
tracking img