Lei de stokes para viscosidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1.5 LEI DE STOKES PARA VISCOSIDADE
Consideremos uma esfera de raio R movendo-se através de um fluido com uma velocidade constante. Então, sobre esta esfera existe uma força de resistência exercidapelo fluido, cujo módulo F depende do coeficiente de viscosidade μ do fluido, do raio R da esfera e do módulo v de sua velocidade (se este é pequeno). A única maneira pela qual estas grandezas podemser combinadas para que o resultado tenha dimensão de força é no produto μRv. Pela análise física deste problema, Stokes descobriu que o módulo da força de resistência do fluido sobre a esfera seescreve (lei de Stokes):

F = 6πμRv

CURIOSIDADE:
É interessante notar que se as gotas de chuva provenientes de nuvens situadas a alguns quilômetros de altura nãoencontrassem a resistência do ar, elas seriam extremamente danosas ao atingir qualquer corpo na superfície da Terra. Isto não acontece porque elas alcançam uma velocidade terminal pequena. Para gotas de 1 mmde diâmetro, por exemplo, o módulo desta velocidade vale cerca de 4,3 m/s e para gotas de 2 mm de diâmetro, vale cerca de 5,8 m/s.


PROCESSO DE MEDIÇÃO:

A obtenção do coeficiente deviscosidade de um líquido através da lei de Stokes pode ser feita considerando a queda de uma esfera sob o efeito de seu peso com velocidade constante (velocidade terminal), através de um fluido viscoso. Asforças que agem na esfera são, além do seu peso, o empuxo (Teorema de Arquimedes ) e a força de resistência do fluido, de módulos P, E e F, respectivamente.
Como a velocidade da esfera é constante: P =E + F.
Sendo R o raio da esfera, m, sua massa,, sua densidade, , a densidade do fluido em questão e g, o módulo da aceleração gravitacional, temos:






Assim,medindo-se a velocidade terminal v da esfera pode-se determinar o coeficiente de viscosidade do fluido  .






FORMAS DE MEDIÇÃO DE VISCOSIDADE:


EXEMPLO DE UM PROCEDIMENTO PARA...
tracking img