Lei de responsabilidade fiscal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade Proposta

Descrição :
Em um texto com uma lauda explique a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a gestão de cidades.
 
LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000Lei de Responsabilidade Fiscal LRF DOU de 5.5.2000
“Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências” (Caput da LRF).
Art. 1º.“Esta lei complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição (Art.163).”

A Lei 4.320/64 possuienorme importância para a Administração Pública, que a utiliza e deve observar a todo momento, pois esta rege sobre direito financeiro, tema que afeta o dia a dia das repartições no que refere aoingresso e à saída de recursos.
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei Complementar nº 101, é uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios,condicionado à capacidade de arrecadação de tributos.
 
A lei obriga que as finanças sejam apresentadas detalhadamente ao Tribunal de Contas (da União, do Estado ou dos Municípios).
 
Embora seja o PoderExecutivo o principal agente responsável pelas finanças públicas e, por isso, o foco da Lei de Responsabilidade Fiscal, os Poderes Legislativo e Judiciário também são submetidos à referida norma.
 
Alei inova a Contabilidade pública e a execução do Orçamento público à medida que introduz diversos limites de gastos (procedimento conhecido como Gestão Administrativa), seja para as despesas doexercício (contingenciamento, limitação de empenhos), seja para o grau de endividamento.
 
Criado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, a LRF provocou uma mudança substancial na maneira como éconduzida a gestão financeira dos três níveis de governo.
 
Tornou-se preciso saber planejar o que deverá ser executado, pois além da execução devem-se controlar os custos envolvidos, cumprindo...
tracking img