Lei de proust

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário


1 OBJETIVO 2
1.1 INTRODUÇÃO 2
2 MATERIAL E METODOS 3
2.1 Materiais e reagentes 3
2.2 Métodos 3
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 3
4 QUESTIONÁRIO 4
5 CONCLUSÃO 4
6 REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 5




OBJETIVO


Comprovar experimentalmente a Lei de Proust


1 INTRODUÇÃO


O químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), observou que em uma reação química a relaçãoentre as massas das substâncias participantes é sempre constante, independente da quantidade de reagentes utilizados. A Lei de Proust ou a Lei das proporções definidas diz que dois ou mais elementosao se combinarem para formar substâncias, conservam entre si proporções definidas.
Através de análises de inúmeras substâncias adquiridas por diferentes processos foi possível verificar que uma mesmasubstância tem sempre a mesma composição qualitativa e quantitativa. Por exemplo, qualquer amostra de água apresenta sempre 88,9 % de oxigênio e 11,1 % em massa de hidrogênio combinados na mesmaproporção.
Proust realizou vários experimentos, e conclui que a água (substância pura) é formada de hidrogênio e oxigênio, sempre na proporção constate de 1/8 em massa.
A conclusão dos estudos de Proustpara a proporção entre as massas de hidrogênio e oxigênio segue a relação:
Massa de hidrogênio = 2 g = 8g = 10g = 1
Massa de oxigênio = 16 g = 64 g = 80 g = 8
A lei de Proust foi estudada eaprovada, e posteriormente estendida a qualquer reação química. É importante ressaltar que na época em que foram realizados os experimentos descritos, os cientistas não tinham acesso a aparelhos modernos depesagem. As balanças existentes nessa época permitiam obter um peso não muito preciso, mas isso não impediu que fossem introduzidos os conceitos a que temos acesso hoje.
Deste modo, realizando demaneira simples e eficaz com métodos de laboratório, pode-se comprovar experimentalmente com outras reações, aquelas executadas no começo, nos estudos de Proust, verificando a Lei das proporções...
tracking img