Lei de Ohm

Páginas: 19 (4546 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
ELÉTRICA
(Leis de Ohm e cálculos simples de como se dimensionar fios/cabos e disjuntores)

PRIMEIRA LEI DE OHM = U=R*I

SEGUNDA LEI DE OHM = R=*L/A

LEI COMPLEMENTAR = P=U*I



É muito comum a gente precisar dimensionar cabos (fios) e disjuntores em casa. Principalmente quando falamos de chuveiros, microondas, cafeteira, secadores, aquecedores e outros aparelhos que gastammuita energia elétrica.
Esta matéria não é um manual para amadores, ou seja, não deve ser tomada como base para os que não possuem capacitação para tais habilidades. Apenas um núcleo de informações básicas sobre eletricidade básica.

Não é preciso dizer que quando seu disjuntor começa a cair, não adianta somente trocá-lo por um maior e pronto. É preciso aumentar a bitola da fiação também. Écerto que algumas vezes, a bitola existente já permite um aumento deste disjuntor, mas... a responsa é toda sua.

Disjuntor: Aparelho que funciona como um fusível, porém pode ser rearmado, ao invés de trocado, pois não queima.
Fios/Cabos: Condutores elétricos que funcionam como uma via de acesso para os elétrons. Por isso você pode entender que não adianta ligar um aparelho potente demais em umfio fininho. Seria como fazer passar a torcida do flamengo toda do maracanã lotado, em um só portão do estádio durante 5 minutos. Se esses torcedores fossem el'létrons e este portão fosse o fio, eles tentariam passar todos juntos e além de se pisotearem, iriam se atritar gerando calor... ao esquentar muito, pegaria fogo... é isto que acontece com o seu fio do chuveiro que derrete toda semana...cabeção!!!
Aparelho/Potência: Os aparelhos elétricos seriam, como no exemplo acima, o maracanâ, e a potência seria no número de torcedores que o mesmo comporta. Por isso, os aparelhos que possuem resistência, ou seja, a maioria produz calor, possui muita potência (medida em W=Watts) (se lê "Vats" e não "Uots" pois o cara era alemão, viu cabeção!!!)


Bom... sempre temos relação com a Voltagem,Amperagem e Resistência, além da potência.

Basicamente sempre trabalharemos a partir da Amperagem (I = Intensidade de corrente medida em A = Amperes) e da Potência = P medida em W=Watts)

CALCULANDO O DIMENSIONAMENTO DO DISJUNTOR:

Pegue a potência do aparelho, que sempre indica em sua carcaça. Esta é igual a "P", na fórmula abaixo.
Pegue a Voltagem = V na fórmula, dele, que também éindicado (110V ou 220V)

se P=U*I, I-P/U

O que queremos saber é exatamente o I (Amperagem)

Para ficar mais fácil, e isso só irá aumentar a sua segurança com relação ao disjuntor, além de você nao precisar de uma calculadora, poderá dividir por 200, se 220V ou 100, se 110/v. Isso porque ao diminuir o denominador, você estará aumentando o resutado em Amperes e isso fará com que utilize umdisjuntor com certa margem de sobra.

O resultado " I" será o valor do seu disjuntor, se der um valor quebrado, arredonde para cima. Geralmente há disjuntores de: 5A, 10A, 15A, 20A, 25A, 30A, 40A, 50A, 60A, 70A, 90A, 100A... e se der mais que isso, procure um eletricista.....

CALCULANDO O DIMENSIONAMENTO DO FIO

Para começar, podemos dizer que os fios mais comuns do mercado possuemcomposição de : Cobre, PVC e BWF. Os dimensionamentos são comumente em: 1,0mm², 1,5mm², 2,5mm², 4mm², 6mm² e 10mm². E é isso que você vai procurar saber.. que fio usará para usar seu aparelho com o disjuntor que calculou acima...

Para não ter que explicar todos os desenvolvimentos e transformações das fórmulas, usaremos a tabela:


FIOS E CABOS
PADRÃO MÉTRICO
Seção
nominal
[mm²]Corrente
máxima2
[A]
1,0mm² 12 A
1,5mm² 15 A
2,5mm² 21 A
4,0mm² 28 A
6,0mm² 36 A
10,0mm² 50 A
16 68
25 89
35 111
50 134
70 171
95 207
120 240
185 310
240 365
300 420
400 500
500 580

Pegando um condutor cilíndrico de comprimento L e de secção transversal A, veremos que sua resistência elétrica será maior quando o comprimento L for maior e a secção A for menor,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lei de ohm
  • leis de ohm
  • Lei de Ohm
  • Lei de ohm
  • lei de ohm
  • LEI DE OHM
  • Lei de Ohm
  • Lei de Ohm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!