Lei de ohm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (DCET)
COLEGIADO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS (COLEPS)

MARCUSRAFAEL OLIVEIRA REIS
THALLIS LEAL ALMEIDA
PEDRO CARVALHO MEDAUAR
UBIARA BEZERRA

ANÁLISE PRÁTICA
DE CIRCUITOS

Relatório de trabalho de equipe referente a aula prática de constatação,conhecimento e manuseio de ferramenta vistas em sala de aula para obtenção do 1º/2º crédito da disciplina Eletrotécnica Geral.

ILHÉUS – BAHIA
2009
1. INTRODUÇÃO
A relação fundamental entre asgrandezas elétricas intensidade da corrente, diferença de potencial e resistência, foi descoberta por Georg Simon Ohm. Tanto a relação, como a unidade de resistência, receberam o seu nome, em homenagemà sua contribuição para a Física. Uma afirmação da lei de Ohm é que a intensidade da corrente que atravessa uma resistência é proporcional à diferença de potencial nos seus terminais. Nestaexperiência poderá testar a validade desta lei para diversos circuitos, usando sensores de corrente e voltagem e a sua calculadora gráfica.
Estas grandezas podem ser de difícil compreensão, pois não sãodiretamente observáveis. Para clarificar estes termos, algumas pessoas recorrem a analogias entre os circuitos elétricos e canalizações de água. Contudo, nem a corrente elétrica é um fluído, nem oselétrons se movimentam livremente no circuito: apesar da propagação de energia se dar a velocidades próximas da velocidade da luz, os elétrons avançam lentamente no circuito, apenas alguns milímetrospor segundo.

2. OBJETIVOS
* Determinar a relação algébrica entre a intensidade da corrente, a diferença de potencial e a resistência, num circuitosimples;
* Determinar os valores das resistências, a partir da tabela de cores de resistências;
* Determinar os valores das resistências, a partir de um multímetro;...
tracking img