Lei de ohm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA.
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CET 102 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III

Jéssica Andrade
Pedro Roque C. Bisneto
Ricardo Sampaio Silva
Victor Barbosa Santos Borges

RELATÓRIO 02

Cruz das Almas
2011
SUMÁRIO

1.Introdução....................................................................................................................3
2. Materiais Utilizados.....................................................................................................3
3. Fundamentos Teóricos.................................................................................................3
4. Procedimento Experimental.........................................................................................6
5.Conclusão.....................................................................................................................8
6. Referências Bibliográficas............................................................................................8

Introdução
Esse relatório tem como fundamento a observação dos resistores, a sua composição e o seu comportamento em diversas situações. Com a utilização deequipamentos adequados que nos possibilitam fazer as medidas corretamente, observaremos o comportamento para cada resistor quando inserido nele uma diferença de potencial, ou seja, uma corrente elétrica inserida no sistema.
A corrente elétrica é um fluxo de elétrons que circula por um condutor quando entre suas extremidades houver uma diferença de potencial. Essa diferença de potencial é o queconhecemos como tensão. A variação da tensão aplicada ao sistema é que nos possibilita observar o funcionamento do resistor.
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico,porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Estudando a Lei de Ohm observamos que a corrente, em um circuito, édiretamente proporcional a voltagem aplicada e inversamente proporcional a resistência, isto é, quanto maior a tensão aplicada maior a corrente.
Nesse experimento, estamos objetivando a adaptação ao fundo de escala do equipamento e a realização da medida com seus respectivos desvios.

Materiais Utilizados
Multímetro analógico
Três resistores diferentes
Fonte de Tensão
Cabos banana-banana
Cabosbanana-jacaré

Fundamentos Teóricos
O experimento se fundamenta no estudo da resistência criada pelos resistores a uma determinada corrente na qual está inserida. Para isso precisamos entender o conceito de tudo aquilo que se relaciona com o assunto em questão.

Corrente Elétrica:
A corrente elétrica consiste no movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. Acorrente elétrica é definida como corrente elétrica real (sentido do movimento dos elétrons) e corrente elétrica convencional (consiste no movimento de cargas positivas).
Condutor é todo material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material não permite essa mobilidade dos elétrons , ele é dito isolante, por exemplo madeira.
Há dois tipos decorrente elétrica: corrente contínua - gerada por pilhas e baterias e corrente alternada - gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas. A corrente elétrica que circula através dos resistores, pode transformar energia elétrica em energia térmica, sob efeito joule.
Resistores e Resistência:
O resistor é um dispositivo elétrico muito...
tracking img