Lei de oferta e demanda economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1:


Com Lionel Robbins, em 1932, surgiram os elementos fundamentais das definições contemporâneas da economia: escassez de recursos; escolha de fins e necessidades humanas ilimitáveis; sendo assim pede-se liste pelo menos dez grandes temas que gravitam no campo de interesse da economia.Como estimuladores de idéias, considere o trinômio: recursos – necessidades – prioridades.Explique cada um desses elementos e dê uma definição de economia que os leve em consideração:


Resposta: Os recursos existentes não são suficientes para satisfazer todas as necessidades humanas, as quais são virtualmente ilimitáveis, sendo assim deverá ser feita uma analise do custo-benefício da escolha de um produto em detrimento de outro, qual é o prioritário. A economia baseia seusestudos de escassez dos recursos e na maneira como lidamos para contorná-la.
A economia tem interesse em analisar a relação homem-terra, que é a base do fornecimento dos meios básicos necessários para produção.Podemos observar também a questão demográfica, que influência a população economicamente ativa.
A política econômica que auxilia no controle monetário: Analises de PIB, balançacomercial, mercado cambial, bolsa de valores, inflação, juros e etc.


Questão 2:


Dada qualquer curva de possibilidade de produção, podem ser representadas, teoricamente por pelo menos quatro pontos notáveis.Imagine uma sociedade que produz bens militares e bens de consumo, que chamaremos de “armas e manteigas“. Sendo assim pede-se:


a) Represente graficamente a fronteirade possibilidade de produção para armas e manteigas.Explique porque é mais provável que tenha a forma côncava;
b)Explique o eu representa/ significa uma curva da fronteira de possibilidade de produção;
c)Mostre um ponto que a economia não possa alcançar de forma alguma.Mostre um ponto que seja viável, mas ineficiente.Resposta: A CPP mostra as combinações de bens que são fisicamente possíveis de serem produzidos utilizando plenamente os recursos econômicos e dada (fixada) uma tecnologia. A CPP mostra o problema da escassez dos recursos econômicos.Para se produzir mais de um bem (armas) e, portanto, utilizar mais recursos na produção, uma vez que esses recursos são limitados na produção desse deve-se produzir menosdo outro bem (manteigas).Os investimentos são inversamente proporcionais. A CPP é decrescente devido à existência de custos oportunidade.O custo de oportunidade é tudo aquilo que deve ser sacrificado ao se fazer determinada escolha (ou seja, é a inclinação da CPP). Assim, o custo de oportunidade de um bem mostra quantas unidades de um outro devem ser sacrificadas para se produzir uma unidade amais onde a lei dos rendimentos decrescentes aponta que à medida que se utiliza muita quantidade de um insumo sua produção marginal diminui.Como os rendimentos físicos são decrescentes então os custos de oportunidade são crescentes, desse modo a CPP é côncava em relação à origem porque os custos de oportunidades são decrescentes à medida que optamos por armas deixamos de usufruir os benefícios damanteiga.


[pic]


- NIP/CPP * (Nível impossível de produção, ou seja ponto impossível de ser alcançado) ;
- P.D (Ponto do pleno desemprego, ou seja crise total da economia);
- C.O (Coeficiente de ociosidade, entre o pleno desemprego e pleno emprego.Trabalha uma média);
- P.E (Pleno emprego, crescimento ao extremo).


Questão 3:


Pesquise emjornais, revistas, internet e etc e qualifique, exemplificando:


a) As variáveis econômicas (fluxo e estoque);
b) As variáveis econômicas (incrementais, matriciais e funcionais);
c) Medidas de tendência central, números índices e números absolutos.




Resposta:


a) Variáveis econômicas (Fluxo): Medição de valores que ocorrem ao longo de um determinado...
tracking img