Lei de libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Da formação do tradutor e intérprete de libras-Língua Portuguesa

Cap. V;
1. O Intérprete da língua de sinais é o profissional que domina a língua de sinais e a língua falada do país e que équalificado para desempenhar a função de intérprete, possuindo capacidade de traduzir/verter em tempo real (interpretação simultânea) ou com pequeno lapso de tempo (interpretação consecutiva) uma línguasinalizada para uma língua oral (falada) ou vice-versa. No Brasil, o intérprete deve dominar a língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Ele também pode dominar outras línguas, como o inglês, oespanhol, a língua de sinais americana e fazer a interpretação para a língua brasileira de sinais ou vice-versa (por exemplo, conferências internacionais). Além do domínio das línguas envolvidas noprocesso de tradução e interpretação, o profissional precisa ter qualificação específica para atuar como tal. Isso significa ter domínio dos processos, dos modelos, das estratégias e técnicas detradução e interpretação. 0 profissional intérprete também deve ter formação específica na área de sua atuação (por exemplo, a área da educação).

1.1 - O Art.17,18 declara que a formação do tradutor eintérprete de libras deve efetivar-se por meio de curso superior de tradução e interpretação com habilitação em libras, e nos próximos dez anos da publicação deste decreto a formação do tradutor eintérprete de libras, em nível médio deve ser realizada por meio de:
* Cursos de educação profissional
* Cursos de extensão universitária
* Cursos de formação continuada promovidos por instituiçõesde ensino superior e instituições credenciadas por secretarias de educação
1.2 - No Art.19 declara que caso não haja pessoas com a titulação exigida para o exercício da tradução e interpretação deLibras - Língua Portuguesa, as instituições federais de ensino devem incluir, em seus quadros, profissionais com o seguinte perfil:
* Profissional ouvinte, de nível superior, com competência...
tracking img