Lei de Kirchhoff
Lei de Kirchhoff dos Nodos
É nula a soma algébrica das intensidades de corrente que concorrem num nodo. Por convenção, são consideradas positivas asintensidades de corrente que convergem no nodo e negativas as intensidades de corrente que divergem do nodo.

Lei de Kirchhoff das Malhas
(consequência do princípio de conservação daenergia)

O estudo de uma rede eléctrica ou circuito eléctrico inicia-se sempre com a arbitragem do sentido geral para a circulação, marcando em seguida o sentido da intensidade decorrente nos diferentes ramos (arbitrariamente): quando os valores numéricos obtidos para as intensidades de corrente são negativos, os respectivos sentidos são contrários aosarbitrados. A soma algébrica das quedas de tensão ao longo de uma malha fechada é zero, i.e., numa malha qualquer, a soma algébrica das f.e.ms. é igual à soma algébrica das quedas detensão nos vários ramos que constituem a malha. Para aplicar esta lei começa-se por arbitrar o seguinte: i) às correntes que, na malha, têm o mesmo sentido da circulação atribui-se osinal +, e o sinal – às que têm o sentido oposto; ii) as f.e.ms. que tendem a debitar corrente que, na malha, têm o sentido da circulação vêm afectadas do sinal +, e do sinal – nocaso contrário.

1ª Lei de Kirchhoff das correntes ou leis dos nós (Kirchhoff Current Law - KCL):

Definimos como sendo um "nó" o encontro de três ou mais condutores. Num dado"nó" a soma das correntes que entram é igual a soma das correntes que saem, ou seja, um "nó" nao acumula carga.

i2+i3=i1+i4

2ª Lei de Kirchhoff das tensões ou Lei dasMalhas(Kirchhoff Voltage Law - KVL):
A 2ª Lei de Kirchhoff define que a soma algébrica d.d.p (Diferença de Potencial Eléctrico) é nula, num percurso fechado.

v1+v2+v3+v4=0

[continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Lei de kirchoff. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Kirchoff/86602.html

MLA

"Lei de kirchoff" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Kirchoff/86602.html>.

MLA 7

"Lei de kirchoff." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Kirchoff/86602.html>.

CHICAGO

"Lei de kirchoff." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Kirchoff/86602.html.