Lei de hooke,molas e mhs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO

CURSO DE QUÍMICA

FÍSICA III
3º SEMESTRE

MOLAS, LEI DE HOOKE E MHS

São Paulo
2011
INTRODUÇÃO

Lei de Hooke
A Lei de Hooke é a lei da física relacionada aelasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes acaracterística constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação:
F = k.Δl
No S.I. , F em newtons, k em newton/metro e Δl em metros.
Nota-se que a força produzida pela mola é diretamente proporcionalao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja, sem estar comprimida ou esticada. Após comprimi-la ou estica-la, amola sempre faz uma força contrária ao movimento, calculada pela expressão acima.
Na Lei de Hooke existe uma grande variedade de forças de interação, e que a caracterização de tais forças é, via deregra, um trabalho de caráter puramente experimental. Entre as forças de interação que figuram mais freqüentemente nos processos que se desenvolvem ao nosso redor figuram as chamadas forças elásticas,isto é, forças que são exercidas por sistemas elásticos quando sofrem deformações. Por este motivo é interessante que se tenha uma idéia do comportamento mecânico dos sistemas elásticos. Nãoconhecemos corpos perfeitamente rígidos, uma vez que todos os experimentados até hoje sofrem deformações mais ou menos apreciáveis quando submetidos à ação de forças, entendendo-se por deformação de um corpouma alteração na forma, ou nas dimensões, ou na forma e, dimensões, do corpo considerado. Essas deformações, que podem ser de vários tipos - compressões, distensões, flexões, torções, etc - podem serelásticas ou plásticas.

Movimento Harmônico Simples - M. H. S.

Todo movimento que se repete em intervalos de tempo iguais é
chamado de periódico. Mais precisamente, poderíamos dizer que, no...
tracking img