Lei de hooke - constante elastica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEI DE HOOKE-ESTIMATIVA DA CONSTANTE ELÁSTICA DE UMA MOLA



A Lei de Hooke é a lei da física que está relacionada à elasticidade de corpos e serve para calcular a deformação causada pela forçaque é exercida sobre um corpo. Através da atividade realizada em laboratório estudamos o comportamento elástico de molas, obtendo assim valores para composição de tabela e daí cálculo das constanteselásticas. Logo ao termino do experimento foram realizadas observações em relação às molas, sendo que a mola simples apresentou uma constante com valor intermediário em relação às outras molas, aconstante para a associação em paralelo foi considerada a maior e a constante para a associação em série a menor.


Palavras-chave: Elasticidade. Deformação. Força.

I. Introdução
A Lei de Hooke é umalei de física que está relacionada à elasticidade de corpos e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento damassa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá a sofrer tal deformação. A lei de Hooke pode ser expressa mediante a fórmula: F=K.Δl, onde F éintensidade da força aplicada (N); K a constante elástica da mola (N/m) e Δl: deformação da mola (m). Este experimento tem por objetivo estudar o comportamento elástico de uma mola e estimar suaconstante elástica.

II. Experimento
Material utilizado:
1. Régua graduada em centímetros ou milímetros;
2. Conjunto de um suporte, um porta-peso e duas molas;
3. Conjunto de diversas massascom valor unitário de 50g cada.

PARTE 1: Mola Simples
Fixamos uma mola no suporte e medimos o comprimento inicial como referencial Xo=7,7cm, em seguida acrescentamos os pesos de 50, 100, 150, 200 e250g depois calculamos a distensão da mola ∆X= X-Xo, considerando as 2 molas iguais. Tendo posse dos dados construímos a Tabela 1.

PARTE 2: Molas em paralelo
Montou-se o conjunto, molas em...
tracking img