Lei de hook

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FAE - CENTRO UNIVERSITÁRIO
LABORATÓRIO DE FÍSICA I





Lei de Hooke


Evelize Yumi BieberbachFelipe do Amaral Trupel
Guilherme Toffoli









Curitiba
Agosto/2011
Introdução

É relacionada a elasticidade de corpos, que serve para calcular adeformação causada pela força exercida sobre um corpo (mola), tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio vezes a característica constante da mola que sofrerádeformação.
A força produzida pela mola é diretamente proporcional ao seu deslocamento do estado inicial (equilíbrio). O equilíbrio na mola ocorre quando ela está em seu estado natural, ou seja,sem estar esticada. Após estica-la, a mola sempre faz uma força contrária ao movimento, calculada pela expressão abaixo.

F = k.Δl


Fundamentação Teórica

Para medir forças, um dosinstrumentos uzados é o dinamometro de mola ou uma haste com dois fois um na vertical e outro na horizontal entre os fios o ponto de encontro é amarrada um pendulo com uma massa (m), conforme figuras.

[pic][pic]

Ao soltar o peso a mola é deformada de uma quantidade x tendo a ação da força elástica (fel) que tem a mesma intensidade e sentido contrário ao da força(F).

Hooke estabeleceu uma lei que relaciona a força elástica Fel com a deformação X produzida na mola que é a seguinte:


Enunciado da Lei de Hooke:
"A intensidade da força elástica Fel éproporcional à deformação X".

Expressão:
Fel=Kx
ou vetorialmente:
Fel= - Kx
onde K é a constante elástica da mola. A unidade da constante elástica da mola no Sistema Internacional é N/m.Observação: O sinal negativo na expressão vetorial da Lei de Hooke significa que o vetor força elástica Fel atua no sentido contrário ao vetor deformação X.

Exercício: Usando a Lei de Hooke (F=kx) para...
tracking img