Lei de hess

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
CAMPUS ALTO PARAOPEBA



VARIAÇÕES DE ENTALPIA EM REAÇÕES QUIMICAS LEI DE HESS




Fundamentos de Físico-Química aplicada ao curso de Engenharia Química sob responsabilidade do professor Dane.







Ouro Branco – MG
Março de 2012

INTRODUÇÃO
Reações químicas, em geral, envolvem tanto rompimentos quanto formação de ligações químicas.Quando essas ligações são rompidas, as moléculas que constituem essa ligação são forçadas a se afastar, implicando um aumento na energia potencial do sistema de reagente. Isso se da devido os compostos serem constituídos por dois ou mais núcleos e elétrons de cargas iguais fazendo que haja repulsão entre eles. Em contrapartida, quando há formação de ligações químicas, as moléculas se atraemtendendo a ficarem mais próximas (cargas diferentes geram atração entre elas), acarretando na diminuição da energia potencial do sistema (BRADY, ANO).
Essas reações químicas estão diretamente ligadas a dois tipos de eventos; exotérmicos onde há liberação de energia em forma de calor para o meio gerando um aumento na temperatura do sistema; endotérmicos onde haverá absorção de energia resfriando assim osistema. Em geral, reações químicas que envolvem trocas de energia são realizadas em sistemas aberto, não estando isolada de seu meio. Quando estas trocas de energias em forma de calor não alteram significativamente a temperatura do sistema, se constata que ocorreu uma transformação isotérmica.
A variação de energia que ocorre em uma reação química é denominada entalpia da reação, que pode serobtida pela variação das energias dos produtos pela energia dos reagentes. Como em reações exotérmicas a energia dos produtos é menor do que as dos reagentes fazem com que a entalpia final do sistema se negativo. Já para reações endotérmicas a energia dos reagentes é menor do que a dos produtos implicando uma entalpia final do sistema positiva.
Segundo o alemão Henri Hess, para uma dada reaçãoconhecida à variação de entalpia da reação direta será igual em modulo à variação de entalpia da reação inversa. Como exemplo na combustão do carbono em presença de oxigênio formando dióxido de carbono, terá variação de entalpia igual à de decomposição do dióxido de carbono em oxigênio e carbono. Com tudo, as variações de entalpia de uma reação química são normalmente medidas com auxilio de umcalorímetro, neste experimento utilizou-se um calorímetro simples para medição de calor de uma reação.
OBJETIVO
Analisar a entalpia de reação com o auxilio de calorímetro simples, da reação entre o Ácido Sulfúrico 10,0 M e Hidróxido de Sódio 1,0 M.

3. MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E METODOS.
3.1. Materiais e equipamentos
Proveta de 50 mL;
Proveta de 10 mL;
Termômetro de Mercúrio;
Suporte Universal;Espátula;
Balão volumétrico de 50 mL;
Balão volumétrico de 100 mL
Balança de precisão;
Béqueres de 50 mL;
Copo plástico descartável;
Hidróxido de Sódio (Proquímios – P.A.) ;
Solução de ácido sulfúrico 18,2 M (Previamente preparada);
Água destilada;

3.2. Métodos
Experimento.

Inicialmente preparou-se a solução de ácido sulfúrico a 10,0 M a partir da diluição deste ácido a 18,2 M emágua destilada. O mesmo procedimento de diluição foi realizado para preparação do hidróxido de sódio a 1,00 M a partir dessa base em estado sólido.
Diluiu-se 50 mL da solução preparada de hidróxido de sódio a 1,00 M em 45 mL de água num balão volumétrico de 100 mL, com o auxilio de um calorímetro denominado 1 mediu-se a temperatura da solução. Com o uso de uma proveta 10 mL mediu-se 5 mL desolução do ácido sulfúrico preparada a 10,0 M e quantificou sua temperatura com o auxílio de um termômetro de mercúrio. Este termômetro foi removido e lavado com água destilada, retirando assim resíduos de solução deste ácido. O volume da proveta foi reajustado a 5 mL com solução deste ácido e transferido para solução de hidróxido de sódio do calorímetro 1, após aproximadamente 30 segundos...
tracking img