Lei de gauus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia 

Johann Carl Friedrich Gauss nasceu num casebre, em Brunswick (ou Braunschweig), Alemanha. Seu pai Gerhard Diederich era jardineiro e pedreiro. Severo e brutal, tudo fez para impedir que seu filho desenvolvesse seu grande potencial. Foi salvo por sua mãe Dorothea e seu tio Friederich que apercebeu-se da inteligência de seu sobrinho. 

Tinha memória fotográfica tendo retido asimpressões da infância e da meninice nítidas até a sua morte. Ressentia-se de que seu tio Friederich, um gênio, perdera-se pela morte prematura. Aos dois anos impressionava a todos que acompanharam o seu desenvolvimento. Antes dos três anos corrigiu uma longa soma que seu pai fazia, ao seu lado, em voz alta, do pagamento aos trabalhadores sob sua responsabilidade. Gerhard ouviu surpreso o menino dizer“Pai, a conta está errada, deveria ser.....” Repetindo a conta viu que o menino estava certo. 

Antes disto ele já aprendera a ler e a somar sozinho. Aos sete anos entrou para a escola. Seu diretor Butner utilizava o espancamento como método de ensino. Aos dez anos ele foi admitido na classe de aritmética. Na primeira aula sem que os alunos ali presentes jamais tivessem ouvido falar de umaprogressão aritmética, Butner deu-lhes um longo problema de soma, cujo resultado, através de uma fórmula, poderia ser encontrado em alguns segundos. O problema era o seguinte: 81297 + 81395 + 81693 + ......... + 100899, em que a diferença de um número para o próximo era a mesma sempre (aqui 198), e um determinado número de termo (aqui 100) para ser somado, o que tornava a obtenção do resultado simples,caso se soubesse deste macete. 

Disse o professor: “Quem for terminando, vá colocando a lousa sobre a minha mesa.” Terminado o ditado Gauss colocou sua lousa na mesa. Ele pensou “mais um aluno idiota”. Quando foi verificar as respostas, na lousa de Gauss estava apenas um único número, o certo. Ele descobrira, instantaneamente, o macete. Todos os outros alunos tinham enormes somas... erradas.Butmer ficou tão atônito com a proeza de um menino de dez anos que pagou do próprio bolso livros de aritmética para ele que os absorvia instantaneamente. Reconhecendo que fora ultrapassado pelo aluno passou o ensino para seu jovem assistente, Johann Martin Bartels (1769-1856), apaixonado pela matemática. Entre Bartels com dezessete anos e o aluno de dez nasceu uma boa amizade que durou toda a vida.Eles estudavam juntos, ajudando-se um ao outro em suas dificuldades. 

O encontro de Gauss com o teorema binômio inspirou-o para alguns de seus maiores trabalhos, tornando-se ele o primeiro “rigorista”. Insatisfeito com o que ele e Bartels encontravam em seus livros, Gauss foi além, e iniciou a análise matemática. 

Nenhum matemático anterior tinha a menor concepção do que é agora aceitávelcomo prova, envolvendo o processo infinito. Ele foi o primeiro a ver que a “prova” que pode levar a absurdos como “menos 1 é igual ao infinito” não é prova nenhuma. Mesmo que, em alguns casos, uma fórmula dê resultados consistentes, ela não tem lugar na matemática, até que a precisa condição sob a qual ela continuará a se submeter, consistentemente, tenha sido determinada. O rigor imposto por Gauss àanálise superou toda a matemática, tornando-a totalmente diferente dos que o antecederam. 

Juventude 

Aos doze anos ele já olhava com desconfiança para os fundamentos da geometria Euclidiana; aos dezesseis já tinha tido seu primeiro vislumbre de uma geometria diferente da de Euclides. Um ano mais tarde começou uma busca crítica das provas, na teoria dos números, que tinham sido aceitas porseus predecessores e tomou a decisão de preencher os vazios e completar o que tinha sido feito pela metade. Aritmética, o campo de seus primeiros triunfos, tornou-se seu estudo favorito e o campo de sua obra prima. Para que a prova fosse absolutamente certa Gauss acrescentou uma fecunda e engenhosa matemática que nunca foi superada. 

Bartels apresentou-o a alguns influentes homens em...
tracking img