Lei de faraday

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEI DE FARADAY

A lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução eletromagnética, é uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É a base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.Tal lei é derivada da união de diversos princípios. A lei da indução de Faraday, elaborada por Michael Faraday em 1831, afirma que a corrente elétrica induzida em um circuito fechado por um campo magnético, é proporcional ao número de linhas do fluxo que atravessa a área envolvida do circuito, na unidade de tempo.
Faraday descobriu que um campo magnético estacionária próximo a uma bobina, tambémestacionária e ligada a uma galvanômetro, não acusa a passagem de corrente elétrica. Observou, porém, que uma corrente elétrica temporária era registrada no galvanômetro quando o campo magnético sofria uma variação.
Faraday realizou inúmeras experiências e em todas elas ele percebeu um fato bem comum que ocorria sempre que aparecia uma força eletromotriz induzida. Ao analisar todos os seustrabalhos, ele verificou que quando a força eletromotriz aparecia no circuito ocorria a variação do fluxo magnético nesse mesmo circuito. Faraday observou que a intensidade da F.E.M é cada vez maior quanto mais rápido ocorrer a variação do fluxo magnético. De forma mais precisa, ele verificou que durante um intervalo de tempo Δt o fluxo magnético varia ΔΦ, e dessa forma ele concluiu que a f.e.m é dadapela razão entre variação do fluxo magnético e a variação do tempo, veja:
ε = ΔΦ/ Δt
O aparecimento da força eletromotriz foi denominado de indução eletromagnética e a expressão descrita acima ficou conhecida como a Lei de Faraday da indução eletromagnética.

A seguir, a ilustração representa o efeito de indução eletromagnética, como pesquisado por Faraday:

FORÇA ELETROMAGNÉTICA

É ofenômeno que acontece quando corpos que possuem cargas elétricas e corpos magnetizados interagem entre si. Na pratica essa força acontece quando um condutor carregado com uma corrente elétrica entra em contato com um campo magnético, criando assim a força eletromagnética.
Neste fenômeno podemos aplicar a regra da mão esquerda para verificar o sentido da força, campo e corrente.


RELAÇÃO ENTREINDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA E A FORÇA ELETROMAGNETICA

A relação entre indução e força eletromagnética é basicamente o campo magnético presente nesses dois fenômenos, com a diferença que na indução eletromagnética a presença desse campo faz com que se crie uma corrente elétrica, já no outro é uma força que aparece quando um condutor elétrico é inserido no campo magnético.

FORÇA ELETROMOTRIZ (FEM)Geralmente denotada como , é a propriedade de que dispõe um dispositivo qualquer a qual tende a ocasionar produção de corrente elétrica num circuito. É uma grandeza escalar e não deve ser confundida com uma diferença de potencial elétrico (DDP), apesar de ambas terem a mesma unidade de medida. A voltagem ou DDP é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos, sejam eles os terminais deuma bateria ou simplesmente dois pontos quaisquer sob a ação de um campo elétrico constante e uniforme.
A força eletromotriz é o trabalho por unidade de carga que uma força não-eletrostática realiza quando uma carga é transportada de um ponto a outro por um particular trajeto; isto é, a força eletromotriz, contrariamente da DDP, depende do caminho. Por exemplo, a força eletromotriz em uma pilha oubateria somente existe entre dois pontos conectados por um caminho interno a essas fontes.


Curiosidades sobre a F.E.M

1) Grande parte da população mundial tem conhecimento da unidade Volt, porém poucos sabem o que realmente significa.

2) Pode-se analogamente comparar a diferença de potencial elétrico como a diferença de potencial gravitacional. Assim, quanto maior for a F.E.M., maior...
tracking img