Introdução:
O governo de Clístenes era composto por nove magistrados chamados arcontes, dez generais, uma assembleia eclesial e um conselho, o boule, que era dividido em dez comitês executivoschamados prytaneis. Um complicado sistema de tribunais do povo ministrava justiça. Os funcionários públicos eram escolhidos anualmente por sorteio, com exceção dos generais que eram eleitos. Os políticosimpopulares podiam ser exilados por dez anos através de um voto de ostracismo, mas não perdiam sua cidadania.

A lei de Clístenes.
Clístenes foi um estadista da antiga Atenas. Ele estabeleceu nacidade uma constituição democrática depois da queda de Hípidas (mais ou menos 510 a.C.), o qual tinha em mãos a totalidade do poder político. Clístenes pertencia a nobre família dos Alcmeônidas, quepersuadiu Cleómenes, rei de Esparta, a derrubar Hipidas. Mais tarde, os atenienses adotaram uma nova Constituição proposta por Clístenes, a qual transformava o Estado em uma democracia. Essa Constituiçãonão foi escrita, mas permaneceu em vigor durante centenas de anos. A Constituição conservava as ideias de Sólon, mas também atendia as novas situações surgidas depois do governo Sólon.
Até a épocade Clístenes, a cidadania em Atenas baseava-se nos laços de sangue com as quatro tribos jônicas que aviam originalmente povoado a Ática. Um homem tinha que pertencer a uma fratria (irmandade) para sercidadão. Pelo sistema Clístenes, todos os homens com mais de 18 anos registravam-se como cidadãos e membros do demo (aldeia ou cidade) onde viviam. Com o tempo a participação nos demos tornou-sehereditária, de modo que um homem podia pertencer a um demo sem, na verdade, morar nele.
Clístenes dividiu os demos em 30 grupos chamados tritias, que por sua vez se agrupavam em dez novas tribos. Cadatribo consistia em três trítias de diferentes regiões de Atenas. Assim, membros de cada tribo provinham de várias famílias de diferentes partes da cidade-estado.
A mais importante reforma de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Lei de clistenes. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Clistenes/457866.html

MLA

"Lei de clistenes" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Clistenes/457866.html>.

MLA 7

"Lei de clistenes." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Clistenes/457866.html>.

CHICAGO

"Lei de clistenes." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Lei-De-Clistenes/457866.html.