Lei das sa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comentário sobre as mudanças na Lei das S A trazidas pela Lei 11.638/2007

A Lei 11.638/07, publicada em 28/12/2008, veio alterar a Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404/76) estabelecendonovas regras para a elaboração dos demonstrativos financeiros das empresas. Tem como principal objetivo atualizar as regras contábeis das empresas brasileiras segundo as práticas internacionais.Uma das principais mudanças é que a legislação estendeu a todas as companhias com ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões , a terem seus balançosauditados, o que amplia as regras relacionadas à elaboração e escrituração dos resultados de muitas empresas que se encaixem nesses parâmetros. Estão obrigadas as sociedades anônimas com capital aberto efechado, além das limitadas. A ampliação dessas regras foi estabelecida no artigo 3º da nova lei. Pelo dispositivo, “aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma desociedades por ações, as disposições da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, sobre a escrituração e elaboração de demonstrações financeiras…”.
Com a nova Lei passou a ser obrigatória ainda apublicação da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), em substituição à Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), e da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), permitindo assim uma melhorapresentação da posição financeira da empresa.
Outra mudança está relacionada ao ativo intangível, que passou a compor o ativo permanente, que antes era uma exigência da Comissão de ValoresMobiliários apenas para as companhias abertas. Agora, todas as sociedades sujeitas à Lei das Sociedades Anônimas devem incluir em seus balanços esta nova rubrica. Os ativos intangíveis são bensincorpóreos, como as marcas, patentes e direitos autorais, além do ágio decorrente de expectativas futuras de lucros e os gastos com pesquisa e desenvolvimento.
A nova lei, ainda, extinguiu a chamada...
tracking img