Lei das proporções múltiplas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1934 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 7 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lei das proporções múltiplas

Se duas ou mais substâncias reagem em proporções diferentes para formar diferentes produtos, ao fixarmos a massa de um dos reagentes, a massa dos demais estará em uma razão de números inteiros e pequenos.

Sabemos que a queima do carvão produz gás carbônico. O carvão é uma mistura complexa, mas é uma simplificação bastante razoável considerar que ele é formadoapenas pela substância carbono (C), pois esta é a substância que está presente em maior proporção.

Podemos propor um experimento: colocamos em contato 30 g de carvão com 40 g de oxigênio e iniciamos a combustão.

30 g de carvão (C) + 40 g de oxigênio (O2) à X g de gás carbônico (CO2)

Você rapidamente pode deduzir: formaremos 55 g de gás carbônico, e restarão 15 g de carvão sem reagir. Dessaforma, manteremos a proporção 3:8:11, como é o esperado pela lei das proporções definidas.

30 g de carvão (C) + 40 g de oxigênio (O2) à 55 g de gás carbônico (CO2) + 15 g de carvão (excesso)

Entretanto, dependendo das condições empregadas na reação, como pressão, temperatura e outros, ao final do processo não restará nem carvão, nem oxigênio: a reação foi completa.Mas como? É que dependendodas condições, podemos ter um produto diferente, com proporções diferentes. Neste caso, formaremos o monóxido de carbono (CO), que possui proporção 3:4:7. Observe as reações abaixo:

1) 30 g de carvão (C) reagem com 40 g de oxigênio (O2) e formam 70 g de monóxido de carbono (CO)

2) 30 g de carvão (C) reagem com 80 g de oxigênio (O2) e formam 110 g de gás carbônico (CO2)

logo: à razão denúmeros inteiros e pequenos

A lei das proporções múltiplas indica que, para a mesma quantidade de carbono, temos o dobro de oxigênio no gás carbônico em relação ao monóxido de carbono. Hoje, conhecendo as fórmulas dessas duas substâncias, percebemos que a proposta de Dalton foi muito útil na determinação das fórmulas químicas, pois representamos o gás carbônico por CO2 e o monóxido de carbonopor CO, ou seja, o dobro de oxigênio para a mesma quantidade de carbono.

2° Ano
Concentrações especiais

Você já comprou água oxigenada? – Ao comprar, deve ter constatado que, no comércio, encontra-se água oxigenada 10 volumes, 20 volumes, 30 volumes e até 130 volumes. A água oxigenada vendida no comércio é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio, H202 substância que se decompõe segundoa equação:

2 H2O2 (aq) à 2 H2O (l) + O2 (g)

A solução aquosa de peróxido de hidrogênio chamada de água oxigenada 10 volumes é uma solução aquosa que contém peróxido de hidrogênio capaz de produzir 10 vezes o volume da solução em oxigênio nas CNTP. Portanto, um litro de água oxigenada 10 volumes contém peróxido de hidrogênio suficiente para produzir 10 litros de oxigênio, nas CNTP. E um litrode água oxigenada 130 volumes tem água oxigenada suficiente para produzir 130 litros de oxigênio nas CNTP.

ppm – partes por milhão

Para concentrações muito pequenas, usam-se grandezas apropriadas. Uma unidade usada para expressar concentrações de determinadas substâncias na atmosfera é o ppm, que significa partes por milhão. Por ser uma relação (uma parte em um milhão), assim como aporcentagem (uma parte em cem), deve-se sempre indicar a grandeza à qual se refere a medida. A unidade ppm é comumente expressa em massa, equivalendo a 1 mg a cada kg ou em volume, equivalendo a 1 cm3 a cada m3. A concentração de gases poluentes na atmosfera, em geral, é expressa em ppm.

Diluição de soluções

Muitos reagentes químicos utilizados em um laboratório são vendidos como soluções aquosasconcentradas. Por exemplo, o ácido sulfúrico é comercializado como uma solução concentrada de aproximadamente 96 a 97% em massa. Uma situação muito comum num laboratório é a necessidade de preparar uma solução de um reagente a partir de outra solução do mesmo soluto e solvente, com uma concentração diferente. Isso ocorre porque muitos reagentes químicos são comercializados em soluções aquosas...
tracking img