Lei da oferta e da demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 69 (17206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LEI DA OFERTA E DA PROCURA


Gerson LIMA[1]

O mercado de cada produto ou serviço e, portanto, todos os mercados vistos isoladamente ou em conjunto, funcionam sob a “Lei da Oferta e da Procura”, ou “Lei da Oferta e Demanda”. Esta Lei é considerada como um dos princípios básicos, aliás quase um sinônimo, da teoria econômica.

Durante algum tempo pretendeu-se eleger o mercadocomo um mecanismo que teria o poder de garantir a justiça econômica, no sentido de que, se o governo não interferisse, as forças de oferta e demanda levariam o mercado de cada produto ou serviço a se auto-regular no sentido de garantir emprego para todos e, ao mesmo tempo, que o salário e o lucro seriam “justos”. Porém, caso o mundo real se afastasse deste modelo, a teoria afirmava que o governodeveria intervir para que voltassem a funcionar as forças de oferta e demanda, assim assegurando o retorno da auto-justiça do mercado. A perfeição dos mercados e das pessoas levaria a oferta ao nível do emprego máximo que a economia pode oferecer. É só se e quando o mercado deixasse de ser perfeito, por acidente ou por erro dos trabalhadores ou empresários, é que a política econômica poderia serusada para aumentar a produção e o emprego.

A idéia moderna é a de que a teoria de oferta e demanda dispensa a hipótese ad hoc da perfeição do mundo e que, portanto, o mercado não é auto-regulador no sentido da justiça ou do pleno emprego. A Lei da Oferta e Demanda assegura que o preço e a produção e, por conseqüência, todas as demais variáveis endógenas do sistema econômico, terão seusvalores definidos pela interação entre ofertantes e demandantes e pelos níveis das variáveis exógenas, por exemplo as compras do governo e os impostos sobre a renda do consumidor e sobre o produto vendido, ou seja, pelas variáveis típicas de política econômica. A política econômica pode deslocar as curvas de oferta e de demanda e, assim, aumentar ou diminuir a produção e o ritmo de atividade daeconomia.

O método básico da análise econômica pode ser resumido na proposição originalmente feita por Alfred Marshall em 1860 “a teoria geral do equilíbrio entre oferta e demanda é uma Idéia Fundamental”. Há então dois grupos de agentes, os consumidores e os produtores, que se relacionam mutuamente de forma tal que, dentro de certas condições ambientais concretas, espera-se que um certo preçofaça com que a quantidade demandada seja igual à quantidade produzida. O sistema terá pois que conter ao menos três variáveis básicas: a quantidade comprada, a quantidade produzida e o preço. Para que este sistema funcione é necessário que a competição entre os produtores e entre os compradores seja “livre”, o que corresponde a uma certa composição indefinida entre concorrência acirrada ecooperação amigável das empresas entre si e dos consumidores entre eles.

Na sua forma mais simples, o modelo de oferta-e-demanda é composto de três equações simultâneas, pois são três as variáveis a serem explicadas. O analista tem que estar certo de que tem tantas equações quantas são as variáveis do problema, nem mais nem menos. Uma destas equações é a curva de demanda, que traduz uma relaçãonegativa entre a quantidade consumida e o preço. A segunda relação é a curva de oferta, que é uma relação positiva entre a quantidade produzida e o preço de venda do produto. A terceira relação é a condição de equilíbrio, dada pela igualdade entre a quantidade consumida e a quantidade produzida. Porém, considerando que o equilíbrio é inatingível no mundo real, esta condição de equilíbrio é, naverdade, apenas uma construção teórica, uma espécie de experiência de laboratório.


I. A DEMANDA

Os termos demanda e procura representam um dos conceitos mais importantes e de uso mais freqüente na ciência econômica, sendo também utilizado, com significado diferente, no campo do Direito. Além disso, demanda e procura são palavras tão consagradas no uso cotidiano que às vezes elas são...
tracking img