Lei da ficha limpa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01) O que é Antropologia do Direito?
É uma área da antropologia social ou cultural (ou etnologia) voltada ao estudo das categorias que perpassam o saber jurídico: seus mecanismos de produção, reprodução e consumo. Busca identificar, classificar e analisar as formas como se organiza o "campo" jurídico - entendendo-se, aqui, a noção de "campo", como a apresentada na sociologia de Pierre Bourdieu.A Antropologia do Direito se ocupa do aspecto legal ou normativo das sociedades, abrangendo também a questão da justiça, como elementos interantes da organização social e cultural. Define-se em alguns programas de pós-graduação acadêmica, como aquele gênero de "estudos comparativos de processos de resolução de conflitos, das relações de poder e de processos de formação de opinião política emcontextos sócio-culturais específicos." Para Geertz [1] é preciso um esforço para não impregnar costumes sociais com significados jurídicos, nem para corrigir raciocínios jurídicos através de descobertas antropológicas e sim criar um ir e vir hermenêutico entre os dois campos, olhando primeiramente para uma direção e depois na outra, a fim de formular as questões morais, políticas e intelectuais quesão importantes para ambos.
02) O que é Antropologia Legal?
A Antropologia legal é a mais moderna especialidade, recebe contribuição de todos os outros ramos da Antropologia e demais ciências humanas. Ela reconhece a necessidade valorativa das regras de comportamento independente de formalização escrita ou de um sistema burocrático e estatal.
03) Por que a Antropologia faz distinção entre Cultura¨Primitiva¨ e ¨Cultura Complexa¨ ?
Se pensarmos desde os primórdios, podemos perceber a evolução da cultura, sendo assim é preciso que a antropologia faça distinção entre cultura primitiva e cultura complexa para entender a fundo determinadas características pertinentes e de extrema relevância.

04) O que é sociedade ou cultura sem estado ? Dito de outro modo, por que a Antropologia Jurídicafaz esta classificação?
A sociedade é um fenômeno natural (que não distingue os homens de outros animais), sendo a fase ‘superorgânica’ de um processo evolutivo universal que engloba as esferas inorgânica e orgânica. Durkheim situa-se no extremo oposto, vendo a sociedade como um fenômeno exclusivamente humano, uma realidade supra-individual e suprabiológica sui generis, de natureza moral esimbólica. Ela é uma totalidade irredutível às suas partes, dotada de finalidade própria, uma consciência coletiva superior e exterior às consciências individuais, produzida pela ‘fusão’ destas últimas. Com Boas, enfim, a antinomia recebe uma terceira solução: a cultura é uma realidade extra-somática de tipo ideacional, mas não constitui um domínio ontológico distinto; existindo nas mentes individuais,ela é individual e suprabiológica, uma entidade nominal (semelhante à espécie darwiniana) redutível aos comportamentos adquiridos; e a sociedade é o instrumento de transmissão normativo das sociedades, abrangendo também a questão da justiça, como elementos da cultura entre os indivíduos.
05) O que é Antropologia Jurídica ?
é uma área da antropologia social ou cultural que se ocupa do aspectolegal ou normativo das sociedades, abrangendo também a questão da justiça, como elementos da organização social e cultural.
06)Como trabalha o antropólogo no campo do direito ?
Os antropólogos tratam pouco do fenômeno jurídico enquanto tal e não querem aventurar-se numa área que parece exigir uma preparação peculiar, até quanto à linguagem. O antropólogo tem o papel de restaurar o direito comoproduto de todo o conjunto de relações sociais
07) O que são regras primárias em Antropologia Jurídica ?
Primárias estabelecem os comportamentos desejáveis aos indivíduos. - São as regras que estabelecem os comportamento dos indivíduos, ou seja, a sua conduta conforme os seus princípios e as suas crenças.

08) O que são regra secundárias em Antropologia Jurídica ?
São as regras formadas...
tracking img