Lei da escassez

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lei da Escassez é uma lei férrea e incontornável, que reflete a natureza limitada dos meios disponíveis em relação aos fins que as pessoas tem em suas ações.Em economia tudo se resume a uma restriçãoquase que física – a lei da escassez, isto é, produzir o maximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade,porém a escassez é uma forma um pouco exagerada de seenxergar o problema da finidade de bens que supram a necessidades humanas. Não há como negar que são limitados os recursos disponíveis, existem ilimitadas necessidades e limitados recursos disponíveis etécnicas de fabricação. Baseada nessas restrições, a Economia deve optar dentre os bens a serem produzidos e os processos técnicos capazes de transformar os recursos escassos em produção.

Aescassez submete os homens ao seu jugo desde sempre, levando-os a se organizarem e a estabelecerem entre relações a fim de enfrentá-la ou, melhor falando, conviver com ela atenuando-lhe o quanto possível aseveridade. A divisão do trabalho e todas as instituições de natureza economica surgiram para melhor alocar os meios escassos em relação a vários fins possíveis.
A escassez esta intimamenterelacionada com a Lei da oferta e da procura.
A fome, a miséria, reflexos da escassez de alimentos, não são resultantes do crescimento populacional, mas pela falta de políticas públicas, com a qual a ordemeconômica constitucional tem ligação direta.
É notória a falta de vontade política para que se garanta a dignidade da pessoa
humana, que é alicerçada pela distribuição igualitária de renda e decondições de vida
saudáveis. Neste âmbito, a escassez de alimentos tem a devida relevância, haja vista que os países mais desenvolvidos culpam os países emergentes de serem os responsáveis peladestruição do meio ambiente, dificultando, assim, o crescimento destes países e, conseqüentemente, de suas produções agrícola e industrial.
O espaço físico ou as condições ambientais, devido aos avanços...
tracking img