Lei antifumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As pesquisas sobre tabagismo passivo, que se acumularam durante a década de 1980, levaram à publicação, em 1986, de importante relatório de consenso a respeito dos riscos do tabagismo passivo pela US National Academy of Sciences National Research Council e pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos. Este relatório trouxe três grandes conclusões:
1. O tabagismo passivo é causa de doenças,inclusive câncer de pulmão em não fumantes saudáveis;
2. Os filhos de pais fumantes, quando comparados com os filhos de não-fumantes, apresentam maior freqüência de infecções respiratórias, mais sintomas respiratórios e taxas ligeiramente menores de aumento da função pulmonar na medida em que o pulmão amadurece;
3. A simples separação de fumantes e não-fumantes, dentro de um mesmo espaçoaéreo, pode reduzir, mas não elimina, a exposição de não-fumantes à poluição tabagística ambiental;
Hoje está comprovado que os efeitos imediatos da exposição da poluição tabagística ambiental não se limita apenas aos efeitos de curto prazo, como irritação nasal e ocular, dor de cabeça, irritação na garganta, vertigem, náusea, tosse e problemas respiratórios. Eles também se relacionam ao aumento,entre os não-fumantes, do risco de câncer de pulmão e de várias outras doenças relacionadas ao tabagismo. Estudos de metanálise mostram que, entre não-fumantes expostos de forma crônica à poluição tabagística ambiental, o risco de desenvolver câncer de pulmão é 30% maior do que entre os nãofumantes não expostos (Hackshaw et al., 1997). Já os riscos de doenças cardiovasculares entre não-fumantesexpostos à poluição tabagística ambiental são 24% maiores do que entre os não expostos (Law et al., 1997).

Nos EUA, estima-se que a exposição à poluição tabagista ambiental seja responsável por 50.000 mortes anuais de não-fumantes, das quais cerca de 3.000 decorrem de câncer de pulmão (U. S. Environmental Protection Agency, 1993). No Reino Unido, estima-se que morram cerca de 12.000 pessoas por anodevido ao tabagismo passivo (Repace, 2003).

As crianças, por terem a freqüência respiratória mais elevada que o adulto, são mais vulneráveis aos efeitos da poluição tabagística ambiental, principalmente, por terem que conviver com a poluição tabagística desde a vida intra-uterina até a adolescência. A OMS estima que cerca de 700 milhões, ou seja, quase metade das crianças do mundo respira arcontaminado pela fumaça do tabaco, principalmente em casa. Entre os bebês e crianças maiores, a exposição ao tabagismo dos pais aumenta as chances de terem infecções respiratórias, como bronquite e pneumonias e infecções de ouvido, além de exarcebação de sintomas respiratórios crônicos, como asma e redução da taxa de crescimento pulmonar. A exposição de crianças à poluição tabagística ambiental podecontribuir para que venham a desenvolver doenças cardiovasculares na idade adulta e a ter distúrbios do desenvolvimento neurocomportamental (WHO, 2001a).

Os efeitos do tabagismo passivo também decorrem da exposição nos ambientes de trabalho. As maiores vítimas são os trabalhadores não-fumantes que devido às circunstâncias de seu trabalho são obrigados a se exporem à poluição tabagísticaambiental durante a jornada de trabalho, como é o caso de comissários de bordo, trabalhadores de restaurantes, bares, boates ou outros locais, onde há um grande afluxo de fumantes e não se respeita a legislação, que proíbe fumar em ambientes públicos fechados. No Reino Unido, estima-se que o número de mortes por tabagismo passivo, entre trabalhadores da indústria, seja três vezes maior do que devido aoutras causas ocupacionais (Repace, 2003). 

No Brasil, a Lei 9.294/96, que proíbe fumar em ambientes públicos fechados, representa importante avanço para esse aspecto do controle do tabagismo. No entanto, essa lei ainda não é cumprida em diversos locais públicos devido à falta de fiscalização e de maior consciência sobre os reais riscos do tabagismo passivo. Essa dificuldade, também resulta de...
tracking img