Lei 8884/94

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Brasil, antes da lei 8.884/94, Lei de Defesa da Concorrência, operava com forte influência governamental nas relações entre empresas e nos preços de produtos aqui produzidos. Omercado brasileiro era estritamente fechado a produtos de outros países, já que esses produtos eram sujeitos a uma alta taxa de importação, e ainda, havia a grande diferença do câmbio da moeda brasileirafrágil, corrente na época, frente ao dólar norte americano.
A partir da abertura de mercado (1989) e da criação da lei supramencionada (1994), o Brasil passou a possuir órgãos regulamentadores efiscalizadores da concorrência justa de mercado. Um dos objetivos desses órgãos é combater a formação de cartéis.
“Cartel é um acordo entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou quotasde produção, divisão de clientes e de mercados de atuação” (SDE/CADE, 2009).


Setores com maior incidência de cartéis

Um dos notórios cartéis que atuam internacionalmente é a OPEP, Organizaçãodos Países Exportadores de Petróleo, que está ativa desde o início da década de 60. Os países que compõe tal organização, entre eles Arábia Saudita, Iraque e Venezuela, possuem mais de dois terço dasreservas mundial de petróleo, facilitando assim a controlarem a oferta e preço do produto no mercado internacional.
O Brasil tem se destacado na última década ao combate aos cartéis no país, algunsexemplos são: cartel dos estaleiros, cartel na revenda de combustíveis, cartel das companhias aéreas, cartel das britas, cartel dos jornais do Rio de Janeiro, cartel dos vergalhões de aço, cartel dasvitaminas, cartel contra os genéricos e cartel de extração da areia.


Consequências dos cartéis para a economia brasileira

Em 2007, em João Pessoa e Recife, a Secretaria de Direito Econômico,órgão do Ministério da Justiça responsável por investigar infrações à ordem econômica, deflagrou, em parceria com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça da Paraíba, a operação “Pacto 274”....
tracking img