Lei 8.666/93

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia - IESA
Administração
Administração de Sistema de Informação

Information Technology Infrastructure Library - ITIL

Adayana da Costa
Magda da Silva
Rosana Sousa
Rosilene Santos
Tatiara Freitas

Samambaia-DF/2011.

Introdução

ITIL  (Information Technologies Infrastructure Library); Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologias daInformação, é um conjunto de melhores praticas para a direção e gestão de serviços de tecnologias da informação no referente a Pessoas, Processos e Tecnologias, desenvolvido pela OGC (Office of Government Commerce) do Reino Unido, que cumpre e desenvolve a norma BS15000 da BSI (British Standards institution).
Através das melhores praticas especificas em ITIL o que possibilita para departamentos eorganizações reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço tanto para clientes externos como internos e aproveitar ao máximo as habilidades e experiências do pessoal, melhorando sua produtividade.

ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
Criada pelo governo britânico em 1980, tornou­se padrão de fato no mercado a partir de 1990. As normas ITIL estão documentadas emaproximadamente 40 livros, onde os principais processos e as recomendações das melhores práticas de TI estão descritas. A ITIL na versão 2 é composta de 7 livros principais. Já na ITIL V3, os livros foram todos reescritos e o conteúdo disponibilizado em 5 livros principais. Atualmente é a framework (estrutura de processos) mais adequado para o gerenciamento de serviços para os departamentos de TI, sendoutilizada por mais de 10.000 empresas no mundo todo, podendo ser utilizados por qualquer organização, seja pública ou privada, de grande ou pequeno porte. Estes processos devem ser adotados e adaptados ao seu negócio. O objetivo é implementar o Gerenciamento de Serviços de TI, e para isto a ITIL pode ser utilizada como base das boas práticas do mercado.
A ITIL oferece uma estrutura deprocessos para manter uma infra­estrutura de TI. Cada um destes processos cobre uma ou mais tarefas do provedor de TI, tais como desenvolvimento de serviços, gerenciamento da infra­estrutura, fornecimento de serviços e suporte a serviços.
Estes processos propiciam o uso das boas práticas, fazendo com que o provedor de TI possa adotá­las independente da estrutura da organização. As boas práticas daITIL têm como principais objetivos, servir de inspiração para melhorar seus processos de TI, sugere onde é possível chegar, recomenda também para que servem os processos e práticas alem de adotá-los.
Os livros da ITIL V2 descrevem como estas práticas podem ser otimizadas e como a coordenação das atividades pode ser aperfeiçoada. Os livros também explicam como os processos podem ser formalizadosdentro de uma organização, fornecem uma referência dentro da organização para uma terminologia padronizada, ajudam a definir os objetivos e a determinar o esforço requerido.

Organizações Envolvidas com a ITIL

OGC (Antiga CCTA)
O novo "proprietário" da ITIL. O OGC busca modernizar a forma de procurement (licitações) no governo, e agregar valor substancial para o uso do dinheiro público.O OGC promove o uso das melhores práticas em muitas áreas (por exemplo, gestão de projetos, licitações e Gerenciamento de Serviços de TI). O OGC publica diversas séries (bibliotecas) dos livros escritos por especialistas britânicos e outros internacionais de várias empresas. A biblioteca consiste em um número de “Código de Práticas” para promover e fornecer serviços de TI de forma eficiente eeficaz.

itSMF
Originalmente ficou conhecido como Fórum do Gerenciamento da Infra­estrutura de TI. O OGC não tem o
bjetivos comerciais com a ITIL, e também não tinha interesse em ficar divulgando as práticas da ITIL mundo afora. Por isto repassou esta missão para o itSMF. O itSMF holandês foi o primeiro chapter (capítulo), criado em novembro de 1993. Em 2001 mais de 500...
tracking img