Lei 8.142

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Papel do Biomédico na Química de Alimento
Mofo Cancerígeno é Descoberto em Alimentos na China







A reportagem fala sobre descoberta de um mofo cancerígeno em amostra de amendoim e óleo de cozinha na china, uma substancia cancerígena conhecida como micotoxinas. Foi detectada uma quantidade de 4,3 vezes superior ao permitido da substancia no óleo e no amendoim.

Mecanismos quelevaram ao ocorrido
As micotoxinas são metabólicos secundários tóxicos produzidos por fungos, que se desenvolvem naturalmente em alimentos como amendoim, milho, feijão, arroz e trigo. Essas micotoxinas são derivadas do bisfurano cumarina e são consideradas como responsáveis por lesões hepáticas de natureza cancerígena que se manifestam em animais e no homem. Os mecanismos que levaram ao ocorridoforam as más praticas agrícolas, os principais fatores que favorecem o desenvolvimento dos fungos durante o cultivo e armazenamento dos grãos é a temperatura e a umidade do ambiente.
Para que isso não ocorra os grãos devem ser colhidos na época certa , ter uma secagem rápida dos grãos, uma armazenagem correta, em uma temperatura adequada , na qual não exista risco de ocorrer uma reumidificaçao. Omonitoramento dos grãos ou da própria planta, como a escolha de genótipos de plantas mais resistentes à contaminação por fungos tóxicos, é uma das recomendações práticas fundamentais para o controle de micotoxinas, quantificando os níveis de contaminação dos produtos, subprodutos e derivados de origem vegetal, para assim prevenir e controlá-las no cultivo, colheita e pós-colheita. Como métodopreventivo, o uso de inibidores de crescimento fúngico em grãos armazenados é uma alternativa viável, o que não exclui a necessidade de se conseguir matérias-prima para rações animais livres da produção de micotoxinas.
Os métodos de desentoxicação utilizados são por remoção física de grãos ardidos, remoção de micotoxinas por solventes, destruição por calor ou degradação de micotoxinas pormicroorganismo ou substâncias químicas. Tais métodos podem ser caros e inviáveis economicamente.
Apesar de mais de quatro décadas de descoberta das micotoxinas, nenhum método de prevenção e controle mostrou-se seguro, eficaz e definitivo. Atualmente, o monitoramento da qualidade dos alimentos e procedimentos reguladores é o método mais utilizado, sendo que inúmeros países já estabeleceram limites máximosde contaminação em alimentos e rações animais, principalmente para as aflatoxinas.

Prováveis implicações á saúde humana
Os fungos podem causar sérios danos aos grãos durante o plantio, a colheita e durante o armazenamento, em condições favoráveis (temperatura e umidade relativa do ar elevadas),os mesmos crescem resultando na produção de micotoxinas de alto potencial toxicográfico ecarcinogênico, as micotoxinas são produzidas pelo metabolismo secundário de varias espécies de fungos. Ao animal pode causar intoxicação (micotoxicose) afetando o crescimento desenvolvendo tumores ou ate mesmo levar a morte quando for ingerido, podem também causar redução na produção de leite e de ovos, queda na fertilidade e anemia.
As aflatoxinas são micotoxinas produzidas por cepas de fungos dogênero Aspergillus, principalmente das espécies A.flavus e A.parasiticus, as aflatoxinas causam necrose aguda, cirrose, é um potente mutagênico, cancerígenos, teratogênico, hepatotóxicos, imunossupressores inibindo vários processos metabólicos.
As principais aflatoxinas são B1, B2, G1 e G2, a mais conhecida é a aflatoxina B1 por ser mais toxica e apresentar maior risco a saúde animal e humana.A principal diferença da B e G é a presença de um anel 3 – lactona no lugar do anel ciclopentano e no carbono 8 e 9 é encontrada uma dupla ligação na forma de um éter viril no anel terminal nas aflatoxinas B1 e G1, mas não em B2 e G2. Essas diferenças estão associadas as suas atividades sendo B1 e G1 mais carcinogênicas e consideravelmente mais toxicas que B2 e G2.
Aflotoxicose é a condição...
tracking img