Lei 10.639/03

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Lei 10.639/03 que procura superar o racismo , por meio do processo educacional, é um dos instrumentos capazes de garantir essa ruptura e reverter a condição histórica do racismo no país.
KleiberE. F. de Souza – Filósofo

A lei 10.639/03 é a maior iniciativa para a superação do racismo, haja vista que só pela educação a realidade social e cultural pode se revertida.

Em um país como oBrasil onde existem pessoas que insistem no mito da democracia racial, os movimentos negros conseguiram uma lei que pretende fazer revolução na sociedade acabando com o preconceito de raça.

A lei queestabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na Educação do Ensino Fundamental e Médio marcará profundamente o presente das futuras gerações de crianças,jovens e adultos que estão nas escolas, pois formara gerações que valorizaram e reconheceram sua identidade, aumentando assim sua auto estima. Em sala de aula o educador que souber direcionar bem ostemas vai mudar concepções preconceituosas de mundo que ainda estão vivas e entranhadas na cultura e nas relações sociais do povo brasileiro.

As propostas da Lei trazem grandes inovações às relaçõespara educação étnico-raciais tornando-se aliados para um mundo melhor com menos discriminação, na qual, negros e brancos são atores e estabelecem relações interpessoais compartilhando e expressando asexperiências vividas, libertando-se do domínio das representações sociais negativas e preconceituosas, este será o instrumento para avançarmos para o fim do preconceito racial

O racismo é algo vivono tecido social brasileiro e reverter esta condição histórica não só trará benefício não só da comunidade negra mais também a todos, a escola sempre foi influenciada por teorias racistas e otratamento dado a civilização africana não mostra a verdade e não contribui para a formação da identidade negra pelo contrario só fez somar pra negação de suas qualidades e contribuições.

Hoje a...
tracking img