Lei 10.639/03

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FRANCIELLEN MARÇAL FIDELIS DE PÓRTOS

A LEI 10.639/03:

Por uma educação antirracista

LONDRINA 2010

FRANCIELLEN MARÇAL FIDELIS DE PÓRTOS

A LEI 10.639/03:

Por uma educação antirracista

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina como exigência para obtenção do título em Pedagogia sob orientação daProfessora Ms. Maria Ruth Sartori da Silva.

LONDRINA 2010

FRANCIELLEN MARÇAL FIDELIS DE PÓRTOS

A LEI 10.639/03:

Por uma educação antirracista

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina como exigência para obtenção do título em Pedagogia sob orientação da Professora Ms. Maria Ruth Sartori da SilvaCOMISSÃO EXAMINADORA

____________________________________ Profa. Ms.Maria Ruth Sartori da Silva Universidade Estadual de Londrina

____________________________________ Profa.Ms. Zuleika Aparecida Claro Piassa Universidade Estadual de Londrina

____________________________________ Profa. Dra. Márcia Xavier Universidade Estadual de Londrina

“O que venho propondo é um profundo respeito pelaidentidade cultural dos alunos, uma identidade cultural que implica respeito pela língua do outro, cor do outro, gênero do outro, classe social do outro, orientação sexual do outro, capacidade intelectual do outro; que implica na capacidade de estimular a criatividade do outro. Mas essas coisas ocorrem em um contexto social e histórico e não no ar puro e simples. Essas coisas ocorrem na história.” PauloFreire (2001, p.60)

“A liberdade não é uma dádiva, mas uma conquista. Essa conquista pressupõe que os negros redefinam a história, para situá-la em seus marcos concretos e entrosá-la com seus anseios mais profundos de auto-emancipação coletiva e de igualdade racial.” Florestan Fernandes (1989, p.34)

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho em especial para minha família, minha mãe, Eunice, meupai, Ademir, e meus irmãos Ademir Junior e Thiago Matheus, que me ensinam todos os dias o verdadeiro valor da vida, pelo amor, incentivo e compreensão em mim depositados, pois foram os elementos propulsores da realização deste trabalho.

AGRADECIMENTOS

À Deus, por me proporcionar a realização desta conquista pessoal e profissional, dando-me perseverança, coragem e otimismo para não desanimarnos momentos difíceis da pesquisa. À Professora Maria Ruth Sartori da Silva, que me orientou neste trabalho com dedicação, empenho e competência, e também pela sua confiança em mim depositada para a realização deste trabalho. Aos colegas e amigas de Graduação, Fernanda, Jéssica, Aline Francine pelo companheirismo e apoio, em especial para minhas amigas Blandina e Débora, por me ajudarem em unsdos momentos mais difíceis desta pesquisa.

Enfim, a todos os amigos, colegas e familiares, que de uma forma ou outra passaram e ainda passam pela minha vida deixando boas contribuições, como também para a realização deste trabalho.

PÓRTOS, Franciellen Marçal Fidelis de. A Lei 10.639: Por uma educação antirracista. 2010. 48 f. Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia. Universidade Estadualde Londrina. RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a trajetória e o desenvolvimento desta questão complexa que enfrentamos em nossa sociedade: o racismo. Assim, é indispensável fazer um breve mergulho na história da escravidão na África e no Brasil, para compreender o nascedouro desta problemática do preconceito racial, onde a pós escravidão trouxeram grandes consequênciaspara o povo negro brasileiro, porém, para a realização deste trabalho foi fundamental as obras de Florestan Fernandes e Munanga, por serem autores que abordam muito bem esta questão. No entanto, a escola como produtora de conhecimento e construção de identidade acaba se tornando palco principal desta questão, pois está em contato com diversificadas culturas sociais e infelizmente, ainda encontra...
tracking img