Lehman brothers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lehman Brothers anuncia que vai declarar concordata
15/09/2008 - 03h05
Folha Online
O banco de investimentos Lehman Brothers, o quarto maior dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira quevai declarar concordata, um dia depois de falharem as negociações de compra da instituição de investimento.
O Lehman informou em comunicado que apresentará a documentação necessária para se declarar emquebra perante o tribunal de Quebras do Distrito Sul de Nova York.
Entenda a crise financeira que atinge a economia dos EUA
A concordata, que já era esperada, ficou iminente depois que o bancobritânico Barclays decidiu abandonar as negociações, no fim de semana.
O banco britânico considerou que adquirir o centenário Lehman seria impossível sem uma ajuda dos poderes públicos comparável à quefoi decidida em março para o JPMorgan Chase, na compra do Bear Stearns --outro banco também em dificuldades nos EUA por conta da crise de crédito que atinge a maior economia do planeta.
O LehmanBrothers mantém negócios com os principais bancos do mundo e sua provável liquidação deverá causar prejuízos a todas essas instituições. O banco perdeu mais de 77% de seu valor de mercado apenas na semanapassada. Apenas entre o início de março e o final de agosto deste ano, a instituição financeira perdeu US$ 6,7 bilhões.
Há 158 anos em funcionamento, o Lehman é o terceiro banco de investimento quequebra ou é comprado em seis meses nos EUA. Em março o Bear Stearns obrigou a intervenção do Departamento do Tesouro. Ontem à noite o Bank of America comprou o Merrill Lynch.
Merrill Lynch
Sem ajudafinanceira do governo dos EUA e do Fed (o banco Central dos EUA), os bancos teriam desistido do Lehman e partido para salvar o Merrill, outro banco tradicional de Wall Street, apontado como o próximoarriscado de insolvência na crise iniciada com as hipotecas "subprime" (segunda linha) nos EUA.
O Bank of America também chegou a anunciar seu interesse no Lehman, mas voltou atrás diante da...
tracking img