Legitimidade e legalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIÇA

O que é Justiça:

1- A virtude de dar aquilo que é seu.
2- Faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência.
3- Magistratura.
4- Conjunto de magistradosjudiciais e pessoas que servem junto deles.
O termo justiça diz respeito à igualdade de todos os cidadãos.
Justiça Social
Justiça social é baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva.Presume se que toda organização social existe, a fim de obter realização da justiça.
A justiça é um princípio moral enquanto que o Direito o realiza no convívio social. A justiça moral éindividual e a justiça jurídica é social. O princípio da justiça é normalmente interpretado através da visão da justiça distributiva.
O conceito surge em meados do século XIX, referido às situaçõesde desigualdade social, e define a busca de equilíbrio entre partes desiguais, por meio da criação de proteções (ou desigualdades de sinal contrário), a favor dos mais fracos.
A justiça se baseiano bem, e nos principios de uma sociedade, onde busca ser eficiente em suas realizações.
Mas infelizmente muitas vezes a justiça se torna injusta e falha, devido a corrupção e as impunidades. Istose tornou uma questão central da democracia brasileira.
Mas é preciso evitar que os fins da Justiça se sobreponham aos meios que devem ser usados para alcançá-la. Não se podem substituir os ritosprocessuais adequados, nem o comportamento impessoal dos agentes públicos, por uma postura diletante e quixotesca. E, decididamente, a política não pode ser um tribunal permanente.
Diante de nossatradição de injustiça, é compreensível que se queiram desmascarar rapidamente os que corrompem ou são corrompidos. Porém a Justiça não deve tardar nem falhar. Ambas as coisas são importantes de levar emconta por todos os atores relevantes do jogo democrático. Isso vale, primeiro, para os fiscalizadores, como os promotores do Ministério Público e os agentes da Polícia Federal. Em prol do interesse...
tracking img