Legislação profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES (IAGO)

Em uma sociedade é típico de um dos sócios, denominado “comanditado”, ter mais autoridade do que os outros, “comanditários”, que possuem uma obrigaçãolimitada, porém, da mesma forma que os comanditados, eles gozam do direito a participação da distribuição de lucro proporcional a suas quotas.

O comanditado regozija de autoridade podendo seradministrador e representar o nome empresarial da sociedade desde que seje obrigatoriamente pessoa física (CPF).

O comanditário pode se enquadrar tanto em pessoa física como jurídica (CPF ou CNPJ), mas estásujeito a restrições específicas, como não praticar atos de gestão à sociedade.

Quanto ao falecimento de um sócio comanditado, há um rompimento no contrato da sociedade; há não ser que estejaexplícita no contrato a emersão de sucessores, nos quais devem eleger um representante.

RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS (IAGO)

A responsabilidade dos sócios está sujeita a limites: digamos que opatrimônio social não cubra o total de dívidas, os credores só responsabilizam os sócios até certo montante, alcançando-o, a perda é do credor. Estão integrados também, nestes limites, o capital subscritoe o integralizado. O capital subscrito é o valor no qual os sócios se comprometem a cumprir. O integralizado é o que realmente é entregado.

A entrega do capital pode ser feita à vista ou a prazo,lembrando que o fator a prazo, ainda não entregue, é o limite, ou seja, os credores podem cobrar alguma obrigação social independentemente de quem ainda não cumpriu sua responsabilidade.

Casohaja uma quebra da sociedade, levando-a a falência, a perda é dos credores. À primeira vista, a limitação da responsabilidade dos sócios, é injusta. Mas se não existir a perspectiva de rentabilidade ede risco em mesmo nível de prudência, não há atrativo a empreendedores e investidores.

Existem algumas exceções em que o “sócio não poderá ser atingido por obrigação da sociedade, além do capital...
tracking img